PUBLICIDADE

Paralisação de funcionários de empresas aéreas cancela e atrasa voos no principal aeroporto de MT

PUBLICIDADE

A paralisação dos aeroviários e aeronautas, que ocorreu por duas horas esta manhã (entre às 6h e às 8h, no horário de Brasília), afetou alguns dos voos no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. De acordo com o site da Infraero, até às 9h, dos 15 voos agendados para esta manhã, dois foram cancelados e cinco estavam com atrasos. Os demais partiram sem problemas. Os trabalhadores do principal aeroporto de Mato Grosso não aderiram ao movimento.

Segundo a Agência Brasil, a paralisação destes profissionais ocorreu nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos, Brasília, Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e Salvador. A adesão foi de aeroviários (agente de check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de bagagem, operador de equipamentos) e aeronautas (pilotos, copilotos, comissários, mecânicos e engenheiros de voo). Cerca de 300 voos foram afetados em todo o país.

As categorias rejeitaram a proposta das empresas aéreas, que previa reajuste parcelado e não retroativo à data-base – dia 1º de dezembro. Os trabalhadores reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios, retroativo à  data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.

O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, informou que apresentou seis propostas aos trabalhadores, mas todas foram recusadas. A entidade argumenta que nos últimos dez anos as companhias aéreas promoveram o reajuste dos salários pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com índices acima da inflação, além de ganhos nas cláusulas sociais. A entidade diz que segue aberta às negociações para evitar transtornos aos passageiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteio da Mega da Virada acontece hoje e pode pagar R$ 1 bilhão

Tão aguardado quanto o novo ano, o sorteio da...

Bombeiros combatem incêndio em veículo em Sorriso

O incêndio num automóvel na garagem de uma residência...

Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico, ontem,...
PUBLICIDADE