O secretário municipal de Administração, Geder Genz, afirmou que a administração dará prioridade na construção de obras e melhorias no município do que gastar recursos públicos na realização da festa popular. “A atual administração não organizou o carnaval, pois a prioridade tem sido as obras e investimentos na saúde, educação e outras áreas”.
Desde que assumiu o comando da prefeitura, em 2013, o prefeito Adriano Pivetta (PDT) optou por não realizar a festa e a decisão foi bem recebida pela maior parte da população local. No entanto, isso não impediu que as festas ocorressem na cidade. Blocos e clubes particulares ficam responsáveis pela realização do carnaval em vários pontos do município.
Assim como em Nova Mutum, Sorriso e Sinop também não terão carnaval popular organizado pelas prefeituras. A ordem nas três cidades é economizar recursos.
A prefeita em exercício de Sinop, Rosana Martinelli (PR), aponta economia de R$ 500 mil, que será destinado para outras áreas. O secretário de Governo de Sorriso, Hélio da Silva Vieira, disse que também será economizado recursos para ser investido em outras áreas prioritárias.