sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Familiares fecham rodovias e cobram prisão de índios acusados de matar vendedores em Juína

PUBLICIDADE

Cerca de cem pessoas fecharam, esta manhã, as MTs 174 e 170, ambas em Juína (455 quilômetros de Sinop). Os manifestantes cobram a prisão dos indígenas acusados de matar os vendedores de roupas Genesis Moreira dos Santos Júnior, 24 anos, e Marciano Cardoso Mendes, 25, no mês passado.

Segundo informou, ao Só Notícias, uma pessoa ligada à família das vítimas, a interdição de tráfego permanecerá até que o juiz federal responsável pelo caso assine o mandado de busca e apreensão dos suspeitos. De acordo com os manifestantes, apenas ambulâncias poderão passar pelo bloqueio, que seguirá por tempo indeterminado.

Os corpos de Genesis e Marciano foram encontrados dentro da aldeia indígena Enawenê Nawe. Segundo a assessoria da Polícia Federal, o delegado responsável pelo caso, Hércules Ferreira Sodré, encaminhou um pedido de prisão preventiva de três índios da etnia, suspeitos de envolvimento no duplo homicídio. Durante as investigações, Sodré apontou a existência de elementos suficientes para sustentar a decretação da prisão dos acusados.

Conforme Só Notícias já informou, um foi morto a pauladas e o outro, a tiros. Os dois vendedores de roupas ficaram desaparecidos por três dias, após passarem por bloqueio de cobrança de pedágio que os índios faziam na BR-174, próximo a Juína. A suspeita é que tenha havido um desentendimento entre os índios e os dois, que acabaram sumindo. Esta hipótese não foi confirmada pela polícia, que investiga o crime em segredo de justiça.

Indígenas da etnia Enawenê-nawê bloqueiam constantemente trechos da BR-174 cobrando pedágio dos motoristas que passam pelo local e não têm outra escolha a não ser pagar o valor exigido. Eles querem que o governo faça a manutenção da estrada que dá acesso a aldeia.

Há alguns meses, houve outro conflito entre usuários da rodovia e índios. Na ocasião, um caminhoneiro levou uma flechada e um índio foi baleado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro pega fogo e fica destruído na BR-163 em Sinop

O incêndio em veículo foi, no final desta tarde,...

Divulgados canais de atendimento do Procon em Mato Grosso

A secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos...

Quase 10 mil novas inscrições no SER Família são realizadas em Mato Grosso

A secretaria de Assistência Social e Cidadania concluiu, esta...

Grave colisão entre 4 veículos de carga na BR-163 em Mutum; pista ficou bloqueada

O acidente envolvendo quatro veículos de carga foi, no...
PUBLICIDADE