PUBLICIDADE

Sinop: inscritos no Cadastro Único têm até 30 de junho para regularizar dados

PUBLICIDADE

Moradores sinopenses inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) têm até o dia 30 de junho para procurar uma das quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar atualização cadastral, sob risco de um possível cancelamento em benefícios concedidos. A convocação é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Conforme explica a assistente social Neuza Bertelli, gestora municipal do Programa Bolsa Família, o chamamento também engloba beneficiários deste programa que apresentam cadastro desatualizado ou suspenso. “Quem fez o Cadastro para algum benefício do Governo, seja para ter desconto em conta de energia, seja a própria Bolsa Família, entre outros, e deixou de atualizar, deve procurar o CRAS. Uma vez inserido no Cadastro, sempre há a necessidade de tê-lo em dia”.

Em Sinop, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, 15.317 famílias estão inseridas no Cadastro Único do Governo Federal. Até o final do mês, inscritos com pendências devem procurar os CRAS dos bairros Menino Jesus, Paulista, Boa Esperança e Palmeiras, entre 7h30 e 11h30 e 13h30 às 17h30. Devem levar documentos pessoais originais e comprovante de residência.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) "é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras”.

Ainda conforme o Ministério, "a partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas".

Os governos federal, estadual, municipal e o Distrito Federal têm responsabilidade compartilhada na execução do Cadastro Único.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE