domingo, 16/junho/2024
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Coordenadora de escritório da ONU diz que projeto irá construir ‘Sinfra do futuro’

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O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, recebeu, hoje, a coordenadoria do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops) para discutir os avanços do projeto de “Fortalecimento Institucional e Geração de Capacidade”, que irá contribuir para melhoria da malha rodoviária estadual. Recentemente, o governador Pedro Taques recebeu aval da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, para que a Sinfra implante este projeto.

Com o objetivo de garantir a qualidade de obras e discutir estratégias de captação de recursos, a Unops e a Sinfra planejam fomentar o diálogo para o desenvolvimento de projetos eficazes ao Estado. A coordenadora de atividades regionais da América Latina e Caribe da Unops, Suelma Rosa, explicou que a instituição também desenvolve projetos em outros países.

“É um projeto de três anos aqui na Sinfra, que tem por objetivo fortalecer a instituição de modo a contribuir para assegurar a eficiência na aplicação dos recursos, e a obtenção de resultados institucionais da secretaria, com vista a melhorar a capacidade de provir serviços públicos na área de transporte e obras”, disse.

Conforme a coordenadora, duas grandes frentes serão trabalhadas dentro desta parceria com a Sinfra. A primeira foca no aprimoramento da gestão, na qual o escritório da ONU apoiará a secretaria a consolidar o processo de restruturação da chamada ‘Sinfra do futuro’.

“Uma Sinfra dinâmica com capacidade de gestão, de contratos e serviços de obras, com as equipes técnicas fortalecidas, com redefinição de carreiras, de estratégias e capacidade tecnológica, para dar todas as condições de trabalho de maneira para garantir que o Estado de Mato Grosso alcance sua meta de cobertura rodoviária e conectividade logística para partir a eficiência do escoamento da produção”.

Outra frente irá discutir as alternativas de financiamento e de contratação de obras públicas. “Não é segredo para ninguém que os governos da América Latina, e ousaria dizer do mundo, não têm a mesma capacidade de investimento com recursos públicos de expansão da malha viária para melhorar a conectividade logística, e que precisa desenvolver parceria com o setor privado para viabilizar muitas destas operações”.

Frentes de trabalho com modelagens alternativas serão priorizadas neste parâmetro. Segundo Rosa, será discutido o financiamento de concessões, Parcerias Público-Privada (PPP), a captação de recursos de ativo privado, a captação de recursos de bancos internacionais de desenvolvimento.

“Estas alternativas serão trabalhadas com o intuito de estruturar o modelo de financiamento que garanta a expansão da malha rodoviária, a melhoria da conectividade aquática, aérea, de maneira que toda a infraestrutura logística do Estado seja capaz de apoiar e de dar suporte a expansão da produção”.

Para garantir a qualidade do debate entre as parcerias, a Sinfra já iniciou os trabalhos de mapeamento das regiões com o objetivo de identificar quais pontos serão priorizados no primeiro momento. De acordo com o secretário, a estratégia de identificação já vem sendo desenvolvida desde o início do mandato em 2015.

“No âmbito do projeto, estamos desenvolvendo o Plano Diretor. Esse plano vai estabelecer exatamente quais serão as prioridades para 2017 e 2018, e quais são as sequencias de investimentos para os anos seguintes, porque o Plano Diretor visa a capacidade logística futura do Estado”.

O projeto, que ainda está em fase de desenvolvimento, visa facilitar a equipe técnica a desenvolver novas estratégias de planejamento, além de promover a transparência à população.

“Com o Plano Diretor finalizado, vamos saber claramente quais são as faixas por ordem de investimento. Os trechos necessários já foram identificados, agora estamos trabalhando na priorização deles. Considerando o volume de recurso disponível para o investimento deles”.

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