PUBLICIDADE

Sema terá tecnologia avançada no controle da madeira no Estado

PUBLICIDADE

Para receber as atribuições do Ibama e atender às expectativas geradas pelas mudanças e implantação da nova Gestão Ambiental em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) idealizou um moderno sistema de controle sobre planos de manejo e transporte de madeira em Mato Grosso.

Um termo de cooperação técnica assinado entre a Sema, Sefaz, Indea e Cepromat, permitirá que o controle sobre o transporte de madeira seja totalmente automatizado. Através do monitoramento via satélite, interligado à rede mundial de computadores, o órgão ambiental do Estado irá acompanhar todo o processo de comercialização da madeira, da extração na floresta ao seu beneficiamento, transporte e venda interna, para outros estados e paises.

Um programa de computador desenvolvido pela Sema, em conjunto com a Secretaria de Fazenda, irá possibilitar o controle total dos planos de manejo por meio de georeferenciamento. Em tempo real, o computador acusará a extração da madeira no momento em que ela for derrubada na floresta.

Outra novidade é o memorial descritivo usado para o transporte da madeira, através de coordenadas geométricas. Ao solicitar a guia de transporte, o proprietário da carga irá informar o percurso que o produto irá fazer, desde sua origem até o destino. Ao sair da rota determinada no documento, a fiscalização será informada pelo sistema eletrônico de controle. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, o sistema é inédito no Brasil e a meta é garantir meios de controle rápidos, eficientes e com mínimas possibilidades de fraude.

As antigas Autorizações para Transportes de Produtos Florestais (Atpfs) serão substituídas pelo Documento de Origem Florestal (DOF), que será emitido a partir de janeiro pela Secretaria de Estado de Fazenda. O documento poderá ser retirado via internet. A Sefaz irá ajudar na fiscalização do transporte de madeira em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT inaugura nova sede do laboratório central de saúde pública; R$ 34 milhões

O governador Mauro Mendes (União) e autoridades participaram da...

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançado, pela prefeitura, chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Mato Grosso recebe nota A+ do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

A gestão fiscal responsável, eficiente e transparente do Governo...
PUBLICIDADE