PUBLICIDADE

Sinop pode utilizar experiências de Maringá no plano diretor

PUBLICIDADE

Buscar informações para melhor elaborar o Plano Diretor de Sinop. Foi com este objetivo que, no início deste mês, a vereadora Sinéia Abreu (PSDB), esteve reunida com técnicos e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jurandir Guatassara Boeira, do município de Maringá (PR).

Foram três dias de muitas reuniões. No dia 5, a vereadora se reuniu com técnicos da secretaria que prestaram vários esclarecimentos sobre o Plano Diretor de Maringá. Informações como desenvolvimento, pontos principais, caminhos a serem seguidos, enfim, fizeram uma ampla explanação sobre o que é preciso conter num Plano Diretor e como desenvolvê-lo para melhor atender as necessidades de um município e garantir desenvolvimento ordenado. Maringá é hoje uma das cidades mais bem planejadas do país.

No dia seguinte, Sinéia se reuniu com o secretário e falou sobre o Plano Diretor de Sinop, que está sendo elaborado. A vereadora mostrou a situação estrutural, social e econômica do município e de que forma estava sendo conduzido. “O secretário nos prestou informações muito importantes para a elaboração do nosso Plano Diretor”, disse. “Baseado nos dados que apresentamos, ele nos deu uma idéia de como devemos elaborar o nosso (Plano Diretor) para garantirmos uma qualidade melhor de desenvolvimento do município”, ressaltou a vereadora.

No dia 7, a parlamentar voltou a se reunir com os técnicos e definiram alguns pontos importantes para a elaboração do Plano Diretor de Sinop como: levantamento geral do município, diretrizes de desenvolvimento (físico territorial, vocação econômica), legislação (lei do plano, lei urbanística), plano de ação e investimentos (recursos disponíveis, ações e investimentos), zoneamento, loteamentos, obras, sistema viário, parcelamento de solo e muitos outros. “Todos esses pontos que foram levantados irão nos dar uma noção de como devemos elaborar o plano diretor baseado com a nossa realidade”, destacou. “É claro que a realidade da cidade de Maringá é diferente da nossa, mas temos que pensar em elaborar um plano quanto mais perfeito para que, no futuro, não venhamos a ter problemas que hoje afetam muitas cidade do país”, salientou. “Esses dados serão importantes para nos dar diretrizes para o plano diretor de sinop que já está sendo discutido com a sociedade”, observou.

O Plano Diretor de Sinop está vem sendo debatido desde agosto quando aconteceu a primeira reunião. Estão envolvidos nos trabalhos representantes da sociedade civil organizada como entidades, instituições, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e outros. O plano Diretor define metas de ações para garantir melhor desenvolvimento urbano com menor impacto ambiental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jayme defende isenção de Imposto de Renda para todos os aposentados

O senador Jayme Campos (União) defendeu, em pronunciamento no...

TCE aponta superávit e aprova contas da prefeitura de Matupá

O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Sorriso: Alei firma convênios para auxiliar entidades assistenciais

O prefeito Alei Fernandes (União) assinou, esta manhã, três...
PUBLICIDADE