Os vereadores de Lucas do Rio Verde vão dar novo encaminhamento a emenda que reduz o mandato de dois para um ano do presidente da câmara. O projeto foi aprovado por unaminidade, na segunda-feira à noite (embvora a presidente Marli Ventura estivesse ausente) e, para vigorar, tem que ser aprovado em três vezes. A mudança deve valer a partir de 2007 quando termina o mandato da atual mesa diretora.
Ontem, vereadores reuniram-se à tarde para tratar do assunto.
O vereador Jiloir Pelicioli (PSDB) – Mano- disse que ainda é necessário corrigir um equívoco quanto ao procedimento da emenda apresentada na sessão de seguda-feira. “Precisamos corrigir ainda um equívoco. Nossa emenda foi apresentada de forma verbal. Precisamos fazer um encaminhamento diretamente ao plenário porque ela vai alterar a Lei Orgânica”, explicou o vereador Jiloir Pelicioli (PSDB). Para ele, é preciso instituir de forma legal uma comissão para que a matéria ser apreciada “de forma diferente da forma com que conduzimos na segunda-feira. Tem que entrar na pauta 24 horas antes. Então, vamos fazer esta mudança de forma correta”, afirmou Mano, admitindo que houve “equívoco da forma inicial com que foi conduzida”.
Ele não foi confirmou se a nova emenda estabelecerá eleições para a mesa diretora já para 2006, encurtando o mandato da mesa atual.
Pelicioli disse que há descontentamento com a atual mesa diretora e este seria um dos motivos que está sendo feita a mudança.
“A vereadora Marli Ventura só é presidente porque a oposição lhe garantiu votos. Agora, ela nos virou as costas para nós e também discordamos da forma com que ela está conduzindo politicamente o Legislativo”, afirmou. “Há uma vontade tanto da oposição quanto da própria situação para que tenhamos redução no mandato”, acrescentou Pelicioli.
A presidente Marli Ventura não estava na sessão desta segunda-feira quando foi votada a emenda. Marli foi eleita para um mandato de 2 anos, que deve terminar em dezembro de 2006. Ela não foi localizada, ontem à tarde, para falar sobre o assunto e rebater as criticas.
A Câmara de Lucas do Rio Verde tem 10 vereadores e está sendo feita, desde o início do ano, por uma comissão de vereadores, ajustes e alterações na Lei Orgânica Municipal.