O vereador Ederson Dalmolin, o Xuxu (PFL) integrou uma comitiva formada pelos parlamentares sorrisenses Ari Lafin (PMDB) e Chagas Abrantes (PPS), e o prefeito Dilceu Rossato à Capital Federal.
Com o objetivo de pleitear emendas para o Orçamento 2006 que contemplem o município de Sorriso e agilizar a liberação de recursos das emendas deste ano e o andamento de importantes projetos junto aos ministérios, eles participaram de audiências com os deputados e senadores de Mato Grosso e representantes de ministérios.
A comitiva visitou os gabinetes dos senadores Jonas Pinheiro e Gilberto Gheller, ambos do PFL, e Serys Marli (PT). Também esteve em reunião com os deputados federais Ricarte de Freitas (PTB), Pedro Henry (PP), Wellington Fagundes (PL), Lino Rossi (PP), Celcita Pinheiro (PFL), Carlos Abicalil (PT) e Tetê Bezerra (PMDB).
No gabinete da deputada federal Celcita Pinheiro (PFL) Dalmolin reiterou compromisso da construção de uma creche no distrito de Boa Esperança e de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atender os bairros São José, Jardim Carolina e adjacências.
Com os senadores Gheller e Jonas Pinheiro, o vereador pediu empenho na liberação de mais recursos para a construção da farinheira no Assentamento Jonas Pinheiro, além de verbas para a implantação de uma nova agência dos Correios em Sorriso.
A nova agência deverá beneficiar os bairros São Domingos, Fraternidade, Boa Esperança, São Matheus, Novos Campos, Vila Bela, Industrial e Nova Prata.
Durante o encontro com os senadores, o parlamentar foi informado da possível liberação de verbas do Governo Federal para os produtores rurais.
Em Brasília, Dalmolin visitou o deputado federal e amigo particular, Luiz Carlos Heinze (PP-RS), vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal.
Junto ao deputado, que foi o responsável pela liberação da soja transgênica no Rio Grande do Sul, o vereador buscou informações que poderão auxiliar os produtores rurais de Sorriso e região. “O fortalecimento da classe e diminuição dos custos de produção, por exemplo, são algumas das alternativas para se superar a crise que assola o campo”, completa.
“Foi uma viagem muito produtiva, principalmente na parte técnica, favorecendo assim o aumento de nossa experiência como legislador. Plantamos boas sementes na Capital Federal. Esperamos colher bons frutos já em 2006 e com possibilidade de alguns ainda este ano”, finaliza.