O governador Blairo Maggi inaugurou neste sábado (05.11), em Tabaporã, a Escola Estadual Moacir Semensato, que vai atender alunos do ensino médio e fundamental.
A Escola possui oito salas de aula e funcionará nos períodos matutino e vespertino. De acordo com o governador, o benefício será para toda a comunidade. “Escola nova é atrativa para o bairro. Dessa forma, a comunidade ajuda na conservação e na educação das crianças e jovens”, ressaltou.
Durante a inauguração, o Governo do Estado firmou um convênio para a reforma geral da Escola Estadual Francisco Saldanha Neto. Os investimentos de R$ 428,5 mil garantirão além da reforma, a ampliação de mais três salas de aula e a adequação do prédio para receber alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs).
A reforma prevê também, a substituição de salas construídas com madeiras. Atualmente, a unidade possui 12 salas e atende 1,1 mil alunos
De acordo com o prefeito Rogério Riva, a escola é a mais antiga de Tabaporã, construída em 1987, e ainda não havia passado por uma reforma. “É uma escola tradicional da cidade e que comporta o maior número de alunos, sendo que hoje muitos deles são profissionais de sucesso”.
O Governo do Estado já investiu no município R$ 1,4 milhão, em três anos, sendo aplicados em utensílios domésticos, equipamentos escolares, laboratórios de informática, infra-estrutura, e programas para a melhoria do sistema educacional de Tabaporã.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, mesmo com a distância, o município tem recebido apoio direto na aérea educacional. “Desde o início do Governo, Tabaporã recebe apoios pedagógicos e também recursos na rede física”, ressaltou.
Em 2004 foi inaugurada uma escola com seis salas de aula, na Gleba Mercedes, que fica no município. “O município está bem atendido e recebe o apoio e respeito do Governo Blairo Maggi”, afirmou a secretária.
Moacir Semensato nasceu em 1933, no Estado de São Paulo. Ele morou no Paraná, nos municípios de São Martinho e depois em Paraíso do Norte, onde residiu até os 46 anos.
Em outubro de 1979 veio para Mato Grosso, fixando residência em Juara. Semensato teve seis filhos. “Temos orgulho da homenagem feita pelo município ao meu pai. A obra representa os ideais dele, que sempre defendeu a educação”, disse o ex-prefeito de Tabaporã e filho do homenageado, Edivaldo Maurício Semensato.