segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Reserva particular do patrimônio natural é criada no Nortão

PUBLICIDADE

A região norte de Mato Grosso ganhará ainda este ano a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. A unidade particular de conservação será criada entre os municípios de Feliz Natal, Santa Carmem e União do Sul. Por iniciativa dos proprietários das fazendas Denúbio e Ipiranga, foi assinado o protocolo de intenções entre o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Marcos Machado, e os produtores rurais José Peixoto de Oliveira e Rosely Quissini, no último dia 9 de setembro, durante visita do secretário a Sinop.

Após a formalização do processo legal, parte das fazendas Denúbio e Ipiranga, será reconhecida como reserva particular pelo Governo do Estado. A área proposta soma sete mil hectares. Segundo seus proprietários, a terra possui na sua vegetação árvores importantes para o meio ambiente e raras, como amescla, angelim, cambará, canelão, cedrinho, champanhe, garapeira, itaúba, peroba, sucupira, além de uma fauna diversificada e mananciais hídricos formadores da bacia hidrográfica do rio Xingu.

A reserva particular do patrimônio natural, batizada de Terra Verde, viabilizará a execução de projetos em parceria com as atividades públicas e privadas, visando à pesquisa cientifica, atividades de eco-turismo e educação ambiental.

Nesta modalidade de reserva, Estado e produtores ganham, uma vez que ao ser declarada RPPN a área passa a ser receber garantias de proteção legal pelo Governo, afastando possibilidades de invasões ou degradação ambiental. Para o Estado, a vantagem é a manutenção de um bem natural intacto e útil a sociedade.

Na atual gestão o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, conseguiu também em Tangará da Serra, a adesão de 8 produtores para a criação de Reservas Particulares no município. Os processos para a criação das RPPNS em Tangará já estão em andamento na Sema e deverão ser criadas dentro de pouco tempo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para tirar título eleitoral termina na próxima semana

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do...

Governador prevê de 20% a 25% de perda de arrecadação em MT com a Reforma Tributária

O governador Mauro Mendes adorou, hoje, as perdas previstas...

Sinop: vereadores fazem duras críticas e cobranças a gestão de Dorner no Trânsito

Vereadores criticaram, esta tarde, na sessão ordinária da câmara,...
PUBLICIDADE