sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Serra técnicamente empatado com Lula em eventual 2º turno, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira aponta empate técnico no segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), se as eleições presidenciais fossem hoje. De acordo com o levantamento, Lula teria 37,9% das intenções de votos contra 37,5% de Serra. A margem de erro é de 3 pontos.
     
Esta é a primeira vez que a pesquisa Sensus demonstra que Lula teria dificuldades em se reeleger. O empate técnico de Lula é considerado resultado do aumento da rejeição ao presidente. Segundo a pesquisa deste mês, 39,3% dos entrevistados disseram que não votariam no presidente e 38,7% não votariam em Serra.
     
Em levantamento anterior, realizado em julho, a rejeição a Lula era de 30,8% e a do prefeito de São Paulo era de 42,4%.
     
Também pela primeira vez, Lula precisaria disputar o segundo turno.
Os pesquisadores apresentaram aos entrevistados seis listas com nomes de possíveis candidatos. Foram citados o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB), o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PFL), a senadora Heloisa Helena (PSOL), o ministro Ciro Gomes (Integração Nacional), o ex-presidente Itamar Franco (PMDB) e o presidente do PPS, Roberto Freire, apareceram para os entrevistados em diferentes combinações.
     
Lula venceria todos, mas teria de disputar o segundo turno em todos os cenários. Ele venceria todos com folga, menos o prefeito de São Paulo.
Na pesquisa anterior, de julho, Lula ganharia de todos no primeiro turno, com exceção de Serra, com quem teria

A aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seu pior nível desde o início de seu governo, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. O levantamento mostra que a popularidade de Lula caiu de 59,9% em julho para 50% em setembro. Já a reprovação subiu de 30,2% para 39,4% no mesmo período. A margem de erro é de 3 pontos.

No mesmo sentido, a avaliação positiva do governo passou de 40,3% para 35,8%. A avaliação só não é pior do que a do primeiro semestre de 2004 –29,4%– ocasião em que estouraram as denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz, flagrado em vídeo negociando propina com um empresário do ramo de jogos.

De acordo com a pesquisa, a avaliação negativa do governo subiu de 20% para 24%, praticamente o mesmo índice de junho de 2004, que foi de 24,1%.

Corrupção

Os índices desfavoráveis para o presidente e para o governo coincidem com o agravamento da crise política, que teve início no primeiro semestre, e com o envolvimento do PT nas denúncias de corrupção.

A pesquisa também aponta que pela primeira vez o governo Lula é considerado mais corrupto que o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Em maio de 2004, 26,7% dos entrevistados consideravam que a corrupção do Lula era maior que a do governo FHC. Agora, esse número subiu para 48,9%.

Para quem considerava que a corrupção no governo Lula era menor do que no governo FHC, o percentual caiu de 31,4% para 16,8%.

Nesta pesquisa, os entrevistadores perguntaram quem são os principais responsáveis pelos esquema de corrupção investigados: 39,1% responderam que a corrupção está vinculada ao PT.

Foram ouvidas 2.000 pessoas em 24 Estados entre os dias 6 e 8 de setembro.
de disputar o segundo turno, mas sairia vitorioso com uma diferença de 13,6%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE