terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama e Sema vão trabalhar juntos, diz novo gerente

PUBLICIDADE

O presidente do Ibama, Marcus Luiz Barroso Barros, apresentou oficialmente hoje de manhã, ao governador Blairo Maggi, o novo gerente executivo do órgão em Mato Grosso, Paulo Maier. Servidor de carreira do Ibama, Maier ocupava o mesmo cargo em Santarém (PA) e veio com a missão de dar continuidade ao processo de integração nas políticas ambientais que une, numa agenda comum, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Governo Federal, por meio do Ibama. A portaria de número 206, com sua nomeação, foi publicada no Diário Oficial da União que circula hoje. Já nesta terça-feira (09) está marcada a primeira reunião de trabalho entre o gerente e o secretário Marcos Machado, juntamente com suas equipes.

“Trouxemos um gerente de carreira para Mato Grosso por respeito ao Estado. Não podia ser qualquer um ou por qualquer indicação. Essa indicação é da responsabilidade do presidente do Ibama e atende critérios de comum acordo com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente)”, explicou Barros. Entre os critérios está a experiência em gerenciamento. No Ibama há três anos, Paulo Maier, gaúcho de Rio Grande, tem 39 anos e formou-se em Pelotas em Engenharia Agronômica. Na carreira de analista ambiental, ele estava à frente do instituto num estado (Pará) que ocupa o segundo lugar em desmatamento no país e conhece bem o bioma Amazônia.

“Pesou a competência e a experiência. E é jovem para enfrentar grandes problemas. Tem sensibilidade política para dialogar com o Governo do Estado sem radicalismos e reconstruir a relação entre o Governo Federal e o Estadual. Ele já fez isso em outras situações”, resumiu o presidente do Ibama. Para o governador Blairo Maggi, a apresentação do novo gerente significou já uma primeira reunião de trabalho com a participação do secretário Marcos Machado (Meio Ambiente) e que teve a participação do deputado José Riva, do presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), Augusto Francisco dos Passos, e também de parte do conselho diretor do Ibama representado pelo procurador Geral, Sebastião Azevedo, do diretor de Preservação Ambiental, Flávio Montiel e do coordenador de Florestas, Adalberto Meira.

Paulo Maier explicou que algumas questões verificadas no Pará são semelhantes em Mato Grosso, como o desmatamento ilegal. Lá, ele também enfrentou dificuldades para eqüalizar questões como a da indústria madeireira, que, a exemplo de Mato Grosso, tem grande importância econômica. “Nosso desafio é permitir que o Ibama possa cumprir seu papel de forma discutida, articulada, com o conjunto da sociedade e os governos do Estado e municípios”, disse o gerente-executivo.

“Vamos dar continuidade ao conjunto de ações que já vinham sendo tomadas. Iremos nos reunir com os servidores para definir tarefas, ações e metas”, disse Paulo Maier. Sobre a reunião desta terça-feira com a Sema, ele disse que os encontros deverão ser costumeiros.

A agenda comum entre o Ibama e Sema prevê várias ações. Entre elas a criação de um gabinete integrado de fiscalização ambiental, o aprimoramento do sistema de licenciamento de propriedades rurais e também o compartilhamento do sistema de informações entre o Estado e o Governo Federal. Será feito também um convênio para o controle de queimadas e combate a incêndios florestais. “Queremos criar uma política ambiental bilateral para dar legalidade à maioria das ações de desenvolvimento do estado e de preservação ambiental”, disse o presidente do Ibama, Marcus Luiz Barroso Barros.

A posse de Paulo Maier será às 14h30, na sede do Ibama, em Cuiabá, logo após uma reunião com os servidores. O presidente do Ibama, Marcus Luiz Barroso Barros, ficará em Cuiabá até está terça-feira, período no qual fará a apresentação do novo gerente em várias instituições, como os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Justiça Federal e Polícia Federal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre presidente de câmara de Jaciara

O vereador e presidente da câmara municipal de Jaciara,...

Matupá investirá R$ 1,1 milhão em novos equipamentos

A prefeitura vai licitar, dia 20 do mês que...

Prefeito de Nova Mutum autoriza reformar 4 unidades de saúde; R$ 627 mil

O prefeito Leandro Felix autorizou a revitalização dos Postos...
PUBLICIDADE