terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Cartório Eleitoral de Sinop atende cerca de 200 pessoas por dia para Referendo

PUBLICIDADE

O movimento no Cartório Eleitoral de Sinop tem sido grande nesta última semana. O motivo é o prazo para cadastramento eleitoral que está encerrando hoje. Os eleitores brasileiros estão fazendo o cadastro ou a transferência de domicílio eleitoral para não ficarem de fora das eleições do Referendo do Desarmamento.

Só Notícias apurou que uma média de 220 pessoas/dia estão sendo atendidas pelos servidores do cartório sinopense, ou seja, nesta semana mais de mil atendimentos foram prestados na unidade. Ontem à tarde eram esperadas 350, mas por causa de um problema no sistema e paralisação temporária dos serviços foi possível atender cerca de 250. Até às 18:00h de hoje, horário em que se encerra o prazo, devem ser atendidas aproximadamente 300 pessoas. A média normal de atendimento do cartório é de 30 pessoas/dia.

Como a eleição para o Referendo do Desarmamento correrá como uma eleição política, o TRE estará abrindo postos de votação nos mesmos padrões das eleições de 2004. Para a Comarca de Sinop serão disponibilizados 33 postos de votação, sendo, 2 em Vera, 3 em Cláudia, um em Santa Carmem, 2 em União do Sul e 25 em Sinop. O total de eleitores desta comarca é de cerca de 60.694, com 41.698 em Sinop, 6.449 em Vera, 7.109 em Cláudia, 2.806 em Santa Carmem e 6.449 em União do Sul.

O TRE/MT está investindo R$ 2,119 milhões para essas eleições, sendo 35% a mais que foi gasto nas eleições passadas. Em todo o estado serão disponibilizados 1.498 locais de votação, 6.194 seções eleitorais, 7,3 mil urnas eletrônicas e 218 técnicos contratados mediante licitação para atender o total de 1.835.538 eleitores Mato-grossenses.

A eleição do Referendo do Desarmamento está marcada para o dia 23 de outubro deste ano e o eleitor que não votar ou justificar a falta será penalizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ficando em débito com a Justiça Eleitoral. O faltoso não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como exercê-la. Caso já trabalhe em órgão público, não receberá vencimentos ou salário referentes ao segundo mês após as eleições. Esse eleitor não poderá obter passaporte, carteira de identidade ou CPF e ficará proibido, ainda, de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, alem de pagar uma multa variável de 3 a 10% do valor de 33,2 UFIRs.

A votação é obrigatória para eleitores entre 18 e 70 anos de idade. O jovem eleitor que até o dia 23 de outubro for completar 16 anos, mas ainda não possui título, pode procurar qualquer cartório e fazer sua inscrição. O votante aptará pelas opções de ser contra ou a favor do desarmamento no Brasil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para tirar título eleitoral termina na próxima semana

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do...

Governador prevê de 20% a 25% de perda de arrecadação em MT com a Reforma Tributária

O governador Mauro Mendes adorou, hoje, as perdas previstas...

Sinop: vereadores fazem duras críticas e cobranças a gestão de Dorner no Trânsito

Vereadores criticaram, esta tarde, na sessão ordinária da câmara,...
PUBLICIDADE