terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Primeiros resultados da CPI dos ICMs saem semana que vem

PUBLICIDADE

Os parlamentares que compõem a CPI das Guias de Informação e Arrecadação (GIA) devem receber, semana que vem, os primeiros resultados da análise técnica feita pela Secretaria de Estado de Fazendo acerca dos documentos. Todos os municípios mato-grossenses com indícios de irregularidades no preenchimento das Guias serão averiguados.

O cruzamento dessas informações apontará se houve ou não fraude. Em caso de confirmação, os responsáveis pelo preenchimento das Gias serão convocados a prestarem esclarecimentos. Há indícios de que algumas cidades tenham alterado os valores reais de arrecadação a fim de garantir que o município tenha direito a uma participação maior na divisão no montante tributário estadual.

Neste momento, a averiguação acontece ‘in loco’ na cidade de Pedra Preta, região Sul do Estado. O presidente da Comissão, deputado José Riva (PP), entretanto, explica que o procedimento não coloca o município na situação de ‘fraudador’. “Pedra Preta é a primeira cidade, apenas. Não quer dizer que haja fraudes lá”, diz.

Assim que for concluída a análise da região Sul, os técnicos devem partir para o médio-norte onde, de acordo com a Comissão, se concentra a produção agrícola de Mato Grosso. “Mais treze municípios serão investigados no Sul de Mato Grosso antes de partirmos para a próxima região”, explicou o relator da Comissão, Carlos Carlão Nascimento (PSDB).

Como a análise em Pedra Preta se estendeu mais do que o esperado, a Comissão volta a se reunir excepcionalmente na próxima quinta-feira (02/06), a partir das 14:00. Já na semana seguinte, a reunião retoma o cronograma normal, sendo realizada na quarta-feira (08) à tarde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE