terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Vetado projeto de lei que proíbe amianto em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi vetou um Projeto de Lei que proíbe da comercialização de produtos à base de amianto/asbesto em Mato Grosso. O projeto, da deputada Vera Araújo, do PT, foi aprovado pelos deputados em abril, depois de tramitar quase dois anos na Assembléia Legislativa. O veto do governador foi feito no início de maio. Em todo o mundo, diversas organizações lutam contra proibição do amianto, que é comprovadamente cancerígeno. No país, diversos estados e municípios têm Leis em vigor proibindo o amianto.

Ao vetar o projeto, Blairo Maggi alegou sua inconstitucionalidade. Para o governador, o Estado só pode exercer sua competência legislativa plena “quando inexistir lei federal que trate da matéria”. O ato do governador acompanha a decisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a duas outras Leis Estaduais, dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A decisão do STF foi considerada um retrocesso pelas entidades que lutam a favor da proibição do uso de amianto no país. Para a coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina, Fernanda Giannasi, o problema é que o STF julgou não o mérito das Leis, mas sim a competência dos Estados em legislarem sobre o tema. A Ação Direta de Inconstitucionalidade das Leis de São Paulo e Mato Grosso do Sul foi interposta pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Na ocasião da decisão do Supremo, em 2003, a receita tributária obtida com a comercialização do amianto representava 30% dos ganhos brutos de Goiás.

Para Vera, decisões como estas prejudicam os empresários que se anteciparam à Lei e buscaram comercializar produtos menos nocivos à saúde. “O problema é que estas alternativas são ainda um pouco mais caras e vão enfrentar a concorrência do amianto, que sabidamente é prejudicial”, lamentou. Ela lembra que no distrito Federal, por exemplo, a proibição da comercialização do amianto já é uma realidade. Leis semelhantes estão em vigor em Estados como o Rio Grande do Sul e no município do Rio de Janeiro. Existem Leis em vigor em aproximadamente 40 localidades no país

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE