PUBLICIDADE

Mato Grosso faz aniversário e Cuiabá ganha a Praça das Bandeiras

PUBLICIDADE

A Capital do Estado vai ganhar amanhã um espaço nobre que já nasce sob o signo grandeza e riqueza cultural de Mato Grosso, do orgulho de seu povo e do respeito cívico aos seus símbolos e figuras históricas: a Praça das Bandeiras.

A nova área de convivência pública será inaugurada pelo governador Blairo Maggi, às 17h, como parte das atividades programadas para marcar o aniversário de 257 anos de fundação do Estado, que ocorreu a partir do seu desmembramento da Capitania de São Paulo, determinada por uma Carta Régia emitida pela Coroa Portuguesa, em 9 de maio de 1748.

Concebida para ser um espaço multiuso, a Praça das Bandeiras fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na entrada para o Centro Político Administrativo (CPA). A obra, executada pelo Governo do Estado, é resultado do acatamento, pelo governador Blairo Maggi, de um projeto de lei autorizativo proposto pelo deputado estadual Carlos Brito (sem partido), ex-chefe da Casa Civil do Palácio Paiaguás.

Já a data da inauguração, 9 de maio, foi sugerida pelo deputado estadual João Malheiros (PPS), autor do projeto de lei que resgata as comemorações alusivas à fundação do Estado de Mato Grosso, uma tradição que havia praticamente se perdido ao longo do século passado.

Para o governador Blairo Maggi, a Praça das Bandeiras é um espaço de “resgate do orgulho de ser mato-grossense e de se viver em Mato Grosso, além de representar um marco de identidade de Cuiabá, de ocupação territorial e de soberania do Estado”.

Para a construção da praça, que ocupa uma área de 14.700 metros quadrados, o Governo do Estado investiu R$ 1,35 milhão, por meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura. Projetada pelo arquiteto Ademar Poppi, a Praça das Bandeiras irá abrigar, em destaque, as Bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Cuiabá, além dos pavilhões dos outros 140 Municípios mato-grossenses.

Além do espaço de 1.200 metros quadrados de passeio público, a praça conta ainda um espelho d’água com uma cascata de cinco metros de altura, palco e camarins com banheiros internos e uma galeria onde serão expostos bustos e telas que retratam os ex-governadores de Mato Grosso, a partir da Proclamação da República.

O deputado Carlos Brito destacou que a Praça das Bandeiras surge já como um importante referencial geográfico, cultural e cívico para a população cuiabana e mato-grossense. “Além das práticas cívicas em homenagem à Bandeira de Mato Grosso, do Brasil e dos Municípios de nosso Estado, este espaço, não tenho dúvidas, se tornará um ponto cultural e turístico muito especial em pouco tempo, pela sua beleza e pela multiplicidade de usos que comporta”, afirma o parlamentar.

HINO À BANDEIRA – Durante a inauguração da Praça das Bandeiras, será apresentado ao público, pela primeira vez, o Hino à Bandeira de Mato Grosso. A peça, de autoria de Abel Santos Anjos Filho, Tânia Domingas do Nascimento e Hudson C. Rocha, foi escolhida, no passado, por meio de um concurso público promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O hino será executado pela Banda da Polícia Militar, que tem em sua regência o tenente-coronel Izael Rocha de Oliveira.

Ainda marcando o evento, irá apresentar-se, também pela primeira vez, o Madrigal de Regentes do Núcleo de Coral do Estado, sob a regência do maestro Carlos Taubaté.

Na galeria será exposta a primeira série de retratos a óleo de ex-governadores de Mato Grosso pintados pelo artista plástico Victor Hugo, um dos mais respeitados retratistas do Estado.

“É gratificante observar como o governador Blairo Maggi preocupa-se com o patrimônio cultural de nossa Capital e de nosso Estado e com a preservação da nossa memória histórica”, destaca Victor Hugo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE