PUBLICIDADE

Municípios mato-grossenses estarão integrados via internet com governo

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso vai implantar em breve um programa de controle de contas que integrará os 141 municípios do Estado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo governador Blairo Maggi, durante a cerimônia de abertura do VI Encontro do Fórum Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal, ocorrida no hotel Devile, no centro de Cuiabá.

De acordo com ele, o programa possibilitará aos municípios um registro imediato da aplicação de seus recursos e quase que diariamente, a Auditoria do Estado terá as informações sobre a movimentação financeira de todas as prefeituras, já que o funcionará on line, com o uso da Internet.

“Estamos trabalhando em parceria com o TCE neste programa, que irá agilizar a prestação das contas e possibilitará a orientação da Auditoria aos gestores municipais nos seus lançamentos e sua movimentação financeira quase que imediatamente”, destacou Maggi. Segundo o governador, o Governo do Estado tem incentivado a Auditoria não no papel de órgão punitivo. “Ela tem, sim, o princípio de corrigir, mostrar o caminho para quem quer fazer as coisas corretas, honestas e, clara, punir quando for necessário, houver má fé”, observou.

O Auditor-Geral do Estado, Sírio Pinheiro da Silva ressaltou os avanços que o órgão tem conseguido no Estado e apontou o empenho do Governo em investir na sua modernização física e na capacitação e treinamento de seu corpo técnico. “Quando iniciamos o primeiro governo, tínhamos onze auditores e, para se ter uma idéia do quanto o Governo tem se preocupado e investido no controle interno, hoje temos trinta e três auditores”, salientou Sírio Pinheiro.

Ele acentuou ainda que o papel da Auditoria do Estado é o de orientação e acompanhamento preventivo e concomitantemente, muito mais do que um órgão punitivo. “A Auditoria é como os sinais de trânsito nas estradas para os viajantes. As administrações que não investem no controle interno ficam totalmente vulneráveis”, afirmou Sírio Pinheiro.

A presidente do Fórum Nacional de Órgãos de Controle Interno, Mônica Clark Nunes Cavalcante, afirmou que não basta que o gestor público saiba aplicar os recursos. “É necessário que ele aplique focado nos resultados, na ponta, em benefício do cidadão”, afirmou. Ela elogiou o programa a ser implantado no Estado, lembrando que a organização de órgãos municipais de controle interno ainda é muito incipiente, porém a proposta é que, assim como nos Estados e a União, em todos os Municípios existam órgãos controladores.

O Fórum reúne auditores e técnicos de todo o país e tem como objetivo promover a integração entre esses gestores e profissionais, numa perspectiva de atuação uniforme e eficiente no controle da gestão pública. Na programação estão previstas palestras sobre diversos temas ligados ao setor, painéis, realização de grupos de trabalho e debates e prossegue durante todo o dia de hoje e amanhã.

Participaram ainda do evento o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Carlos Novelli, os secretários Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação Geral), Louremberg Nunes Rocha (Ação Política), João Virgílio do Nascimento Sobrinho (procurador-geral do Estado) e o presidente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), Luiz Fernando Caldart, entre outras autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria atende mais de 13 mil pessoas em Mato Grosso

Gerenciado pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE