PUBLICIDADE

60% dos eleitores tucanos preferem que Serra seja candidato a presidente

PUBLICIDADE

De acordo com pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), é o preferido de 60% dos simpatizantes do partido para concorrer à Presidência da República, com boa vantagem sobre o governador paulista, Geraldo Alckmin, que detém 37% de apoio entre o eleitorado tucano. O mesmo levantamento indica que Anthony Garotinho é o preferido dos eleitores do PMDB, com 67% das intenções de voto, contra apenas 18% do governador gaúcho, Germano Rigotto. Ambos disputam a indicação do partido nas prévias, marcadas para 19 de março.
Lula se recupera, mas perderia 2º turno para Serra
As pesquisas, de acordo com a cúpula tucana, serão os principais critérios para a seleção do candidato, em processo que pretende buscar um nome de “consenso” – de acordo com o presidente da sigla, senador Tasso Jereissati (CE). Outra pesquisa do Ibope, divulgada no sábado, indica Serra como único candidato capaz de vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, com 49% das intenções de voto frente a 41% do petista. No primeiro turno, Serra e Lula empatariam tecnicamente, com 34% para o tucano contra 33% de Lula.

Segundo a mesma pesquisa, Alckmin perderia para Lula no segundo turno, por 48% a 39%. Foram ouvidas 2.590 pessoas em 153 municípios nos dias 1º e 2 de fevereiro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, quando a pesquisa considera todos os eleitores entrevistados, e não só os simpatizantes do PSDB, Serra é indicado como o melhor candidato tucano por 60% das pessoas. Nessa simulação, Alckmin é a melhor opção tucana para 26% do eleitorado. Dentre aqueles que se dizem petistas, o prefeito paulistano é apontado como o mais qualificado do PSDB por 55%. Nesse universo, 32% dizem preferir Alckmin.

Quando Garotinho é indicado como candidato do PMDB, 77% dos eleitores de Serra dizem que ele é a melhor alternativa tucana, enquanto 19% preferem Alckmin. Quando Rigotto concorre, a preferência por Serra se mantém (76%) e Alckmin melhora um pouco o desempenho (21%).

No cenário em que Alckmin e Rigotto concorrem, somente 51% daqueles que votariam no governador o consideram melhor opção que o prefeito de São Paulo. Confrontado com Garotinho, Geraldo Alckmin tem o apoio de 55% dos seus eleitores, e 42% dizem preferir Serra.

Proposta de governo
Para 59% do universo total de entrevistados, a proposta de governo é o fator mais importante na hora de escolher o candidato, enquanto 31% acreditam que a pessoa é mais importante; 5% priorizam o partido na hora de optar. Segundo a pesquisa, 68% dizem que optariam por um candidato “totalmente honesto, ainda que faça menos”, contra 27% que declaram preferir alguém que que “faça muita coisa, mesmo que roube um pouco”.

Para 82% dos entrevistados, existe corrupção no governo Lula.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE