PUBLICIDADE

Decreto amplia em 150 mil hectares o total de áreas preservadas no Brasil

PUBLICIDADE

Um decreto assinado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva cria três novas unidades de conservação e determina a ampliação de outras duas nos estados da Bahia e do Amazonas. De acordo com o diretor de Conservação da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, a medida representa uma expansão de 150 mil hectares do total de áreas preservadas no país.

As novas unidades de conservação são os Refúgios de Vida Silvestre de Una e Rio dos Frades, na Bahia, e a reserva extrativista de Cassurubá, no mesmo estado.

A Estação Ecológica de Cuniã, no Amazonas, foi ampliada em cerca de 20 mil hectares e Reserva Biológica de Una (BA) ganhou mais 7.100 hectares.

“Os novos números representam um crescimento significativo e mostram que há um movimento concreto de ampliação das áreas protegidas no Brasil”, disse Mello.

As unidades de conservação são divididas entre as de proteção integral, que não permitem a interferência humana nas áreas protegidas, e as de uso sustentável, em que o objetivo é compatibilizar a conservação da natureza e o manejo dos recursos naturais.

As UCs criadas hoje serão somadas a outras 294 já existentes no país, de acordo com dados do Instituto Chico Mendes. A área total preservada nessas unidades chega a 70 milhões de hectares.

Mello adiantou que em 2008 o instituto vai recomendar a criação de mais 40 novas unidades de conservação em todo o país. “É um processo que demanda muito tempo e trabalho, com levantamentos técnicos, avaliações bioecológicas, audiências públicas. É uma meta ambiciosa, mas queremos chegar a 40, com área total de cerca de 10 milhões de hectares”.

As novas unidades deverão abranger áreas em todos os biomas brasileiros. O presidente Lula também assinou hoje um decreto que prevê medidas de combate ao desmatamento na Amazônia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara de Nova Mutum reduz valor da verba indenizatória

Câmara Municipal de Nova Mutum aprovou, em sessão ordinária,...

MP destina R$ 2,2 milhões para implantar Corpo de Bombeiros em Paranatinga

O Ministério Público do Estado viabilizou R$ 2,2 milhões...

Nova Mutum cresce no índice de desenvolvimento de Assistência Social

O Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência...
PUBLICIDADE