O PMDB definiu, agora há pouco, seu candidato a presidente do Senado. É Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). O senador Pedro Simon (RS) sendo derrotado, por 13 a 6, nas prévias, e a bancada peemedebista lançará Garibaldi, que deve ser eleito amanhã, embora o PSDB cogite lançar candidato avulso e discutirá o assunto às 13:00hs. Bacharel em Direito e jornalista de profissão, 60 anos, Garibaldi exerceu quatro mandatos de deputado estadual, foi governador de seu estado, prefeito de Natal e é senador pela segunda vez. Eleito senador em 2003, Garibaldi também exerceu o mandato no período de 1991 a 1994, deixando o cargo para assumir o governo do Rio Grande do Norte, no qual ficou por dois mandatos (1995 a 1999 e 1999 a 2003). Também foi chefe da Casa Civil da prefeitura de Natal.
No Senado, Garibaldi foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, e entregou, em junho de 2006, um parecer com 1.430 páginas sobre o trabalho de um ano de investigações dessa CPI, criada, no âmbito do Senado, para descobrir as relações financeiras de empresários, políticos e autoridades com o jogo do bingo. A CPI ouviu pessoas envolvidas em múltiplos escândalos e, ao final, indiciou 79 delas por crimes cometidos.A base governista reclamava da atuação da comissão, a ponto de apelidá-la de CPI do Fim do Mundo.
Como governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi retomou e ampliou o Programa do Leite no estado, com o objetivo de reaquecer a produção e beneficiar famílias carentes.
(Atualizada às 10:50hs)


