PUBLICIDADE

Tese de presidente do TSE sobre fidelidade provocaria nova eleição em Sorriso

PUBLICIDADE

Se o prefeito e o vice mudarem de partido, poderiam ser convocadas, pela Justiça Eleitoral, novas eleições. A hipótese foi admitida hoje, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurelio Mello. Em entrevista ao portal Terra, Mello disse que a mesma regra é aplicada para governadores e presidente da República, quanto a questão da fidelidade partidária. “Uma nova eleição. É uma conseqüência onerosa, drástica. Aí há nova eleição com a participação de todos os partidos”, declarou.

Mas o TSE ainda não definiu a data em que a fidelidade para cargos no executivo passa a valer. Para vereadores, deputados e senadores foi de 27 de março deste ano em diante. O ministro, que também é membro do STF, embora defenda que não haja data-limite, acredita que a suprema corte vá optar ou pelo dia 27 de setembro ou 16 de outubro. “Eu fiquei vencido, entendendo que a Constituição Federal sempre esteve em vigor e a Lei dos Partidos Políticos também. E que, portanto, não cabia fixar essa data”, afirmou Marco Aurélio.

Sorriso é um dos poucos municípios mato-grossenses que se enquadraria no exemplo citado pelo presidente do TSE. O prefeito Dilceu Rossato deixou o PPS, há poucos dias, e entrou no PR. O vice-prefeito Luiz Carlos Nardi saiu do PSDB e também foi para o PR.
Rossato entrou no PR em 22 de setembro. Nardi foi em 4 de outubro.

Se prevalecer a data de 16 de Outubro, ficaria afastada a possibilidade de nova eleição em Sorriso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE