quinta-feira, 17/julho/2025
PUBLICIDADE

Solenidade marca aniversário de 259 anos de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um evento que reuniu aproximadamente 200 pessoas no estacionamento do Palácio Paiaguás, em Cuiabá, marcou, na manhã desta quarta-feira, o aniversário de 259 anos de criação da Capitania de Mato Grosso, atual Estado de Mato Grosso. A comemoração faz parte da Semana de Mato Grosso, instituída pelo decreto nº 7.467, de 24 de abril de 2006.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, João Antonio Malheiros, Mato Grosso é um Estado privilegiado pela sua exuberância natural, pela sua produção recorde de grãos e pelo seu rebanho bovino. “Mato Grosso é uma dádiva Divina e terra que originou vultos ilustres como o Marechal Cândido Rondon, patrono das Telecomunicações”, afirmou o secretário.

Para ele, tantos os aborígines quanto aqueles que para este Estado vieram, gozam de um grande privilégio. O secretário ressaltou que Mato Grosso promete um futuro feliz promissor para todos que aqui vivem. “Quando industrializarmos essa nossa produção e tivermos uma boa infra-estrutura logística eu não tenho dúvida de que Mato Grosso será o celeiro do Brasil”, avaliou Malheiros.

Um culto ecumênico celebrado pelo pastor da Igreja Adventista do 7º Dia, Alexandre Ferreira de Souza e pelo padre da Igreja São Gonçalo, Giulio Boffi integrou a programação que contou ainda com a apresentação da cantora Vera Capilé, do coral dos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da banda da Polícia Militar do Estado, que executou o Hino de Mato Grosso, instituído pelo decreto n.º 208, de 5 de setembro de 1983, cuja letra foi escrita por Dom Francisco de Aquino Corrêa e a melodia composta pelo Emílio Heine.

De acordo com o padre Giulio Boffi, o aniversário é um momento de comemoração, entendimento e reflexão. Para ele é um momento de refletir sobre o papel das autoridades que têm os cargos, mas também os encargos e as responsabilidades que esta posição exige. “A autoridade é constituída para servir e promover o bem de todos”, disse ele. O padre prosseguiu destacando que na Democracia deve-se respeitar a maioria, mas também as minorias. “A maioria não pode subjugar a minoria e sempre deve buscar o desenvolvimento coletivo”, alertou.

“E esse desenvolvimento não deve ser só econômico, mas também Justiça Social e cabe às autoridades zelar pelos mais necessitados da sociedade. Quanto mais o Governo do Estado caminhar neste sentido, mais feliz será este Estado”, enfatizou. Ele observou que muitos não caminham assim. Alguns, ao invés de pregarem a unidade pregam a divisão”, exemplificou.

Para o estudante Pedro Paulo Morais Rodrigues, 15, da 8ª série da Escola Estadual “Barão de Melgaço”, no município homônimo (113 KM ao Sul de Cuiabá), é importante comemorar o aniversário do Estado “porque é importante lembrar as suas origens, quando foi criado, a sua história”, justificou.

Segundo o servidor estadual Lenine Martins, repórter fotográfico da Secretaria de Estado de Comunicação Social, o Estado deve ser lembrado por sua pujança, pois é um Estado com uma diversidade cultural, racial e com belezas naturais próprias, que é único nessas suas diversidades. “E é essa soma de culturas, raças e migrantes de diferentes regiões que aqui vivem que enriquece ainda mais este Estado”, opinou.

Participaram das comemorações, além de dezenas de servidores, estudantes de várias escolas da Capital e municípios vizinhos, secretários e adjuntos estaduais e presidentes de Autarquias, entre outras autoridades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: presidente destaca participação popular no 1º semestre e planeja mudanças no regimento da câmara

O presidente da câmara municipal, Remídio Kuntz (Republicanos), avaliou,...

Governador anuncia aumento de investimentos para casas populares em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...
PUBLICIDADE