PUBLICIDADE

Corrupção e carga tributária são entraves ao crescimento, aponta pesquisa da FGV

PUBLICIDADE

A corrupção e o peso dos impostos são os principais entraves para o crescimento econômico do país, na opinião dos consumidores brasileiros. É o que aponta levantamento divulgado hoje (27) pela Fundação Getúlio Vargas (FVG).

Inserido como quesito especial do mês de março na Sondagem de Expectativas do Consumidor, realizada mensalmente pela instituição, o questionamento sobre qual seria o maior limitador para o crescimento da economia foi proposto a consumidores de 2 mil domicílios das sete principais capitais do país.

O peso dos impostos foi apontado por 33,8% dos entrevistados como o principal fator econômico a impedir o crescimento, seguido de taxa de juros elevada (21,6% das opiniões), desequilíbrio das contas públicas (16,5%), inflação (14,9%) e carência de investimentos (6,7%).

De acordo com Aloísio Campello, coordenador da pesquisa, o resultado apontou opiniões convergentes entre consumidores e a classe empresarial.

“Perguntas do mesmo tipo são feitas no meio empresarial e há uma citação muito grande da carga tributária. Não sabíamos que entre os consumidores, na média da população, há uma percepção de que o peso dos impostos, ou seja, a carga tributária, pode afetar o crescimento econômico do país a longo prazo” afirmou.

Para 90,8 % dos consumidores ouvidos pela FGV, fatores não-econômicos também podem afetar o crescimento do país. Entre eles, o principal apontado foi a corrupção, indicada por 38,9% dos entrevistados, à frente de nível educacional (21,9%), segurança pública (14,7%) e estrutura político-administrativa (8,3%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Decreto permite sorteio de brindes e bens apreendidos para inscritos no Nota MT

Foi publicado decreto no Diário Oficial do Estado, na...

Matupá abre licitação de R$ 1,4 milhão para construir complexo esportivo

Foi aberta licitação, ontem, para a construção de um...

Sinop: presidente da CDL critica fim da escala de trabalho de 6 x 1

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...
PUBLICIDADE