O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao dar posse a mais três ministros, fez elogios à situação do país e ressaltou a forma de construir uma coalizão política com partidos aliados para construir uma forma de governar o país a longo prazo. “Depois das eleições, se estabeleceu uma nova dinâmica na política para construir uma coalizão não apenas do imediatismo, não apenas no imediatismo na votação de um projeto de lei para interessar o poder Executivo, mas que pudesse mostrar ao Brasil que é possível construir um país pensando nos proximos 20 anos e não apenas no próximos quatro anos”, disse.
“Se pensássemos apenas nos quatro anos iríamos cometer erros históricos que sempre foram cometidos na base de construir curativos e, não, fazer a definitiva cirurgia que possa curar os males do país”, afirmou Lula. Segundo ele, se dependesse da situação do pais não precisaria mudar nenhum ministro. “Houve tempo em que o ministro da Fazenda caía cada vez que eram publicados números da inflação. Parecia coisa maluca e não caía apenas ministro da Fazenda, mas toda árvore que compõe o ministério e o ministro do Planejamento. Não estamos nessa situação. A situação econômica do país é sólida, estamos vivendo um dos momentos históricos de maior envergadura da economia brasileira. Não há momento na história econômica do pais que tenha tantos fatores positivos e combinados entre si.”
Lula participa da cerimônia de posse dos novos ministros do Turismo, Marta Suplicy, da Agricultura, Reinhold Stephanes, e das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. Marta Suplicy, que substitui Walfrido dos Mares Guia, é psicóloga e psicanalista formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e foi prefeita da capital de 2001 a 2004. De 1995 a 1998, foi deputada federal eleita pelo PT-SP.
Reinhold Stephanes, que entra no lugar de Luís Guedes, ocupa o sexto mandato como deputado federal. Assumiu por duas vezes o cargo de ministro da Previdência Social (1992 e 1995) e foi presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de 1974 a 1979. Walfrido dos Mares Guia integra o governo do presidente Lula desde 2003, quando assumiu o Ministério do Turismo. Em Minas, exerceu vários cargos, como secretário de Planejamento de Belo Horizonte, de Desburocratização e Reforma Administrativa do estado, de Ciência e Tecnologia e de Educação. Walfrido ocupa o lugar de Tarso Genro, que assumiu o Ministério da Justiça.


