Sinop deve ganhar, ainda neste ano, uma nova unidade prisional, que receberá presas do município e também da região. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp) já encaminhou o projeto a Secretaria Nacional de Segurança, para a construção do local. A obra, estimada em cerca de R$2,8 milhões, terá capacidade para 50 detentas. O valor investido pode ser maior porque os projetos estão em fase de análise e podem ser modificados.
Por enquanto, a Sejusp ainda está definindo o local onde será instalado, mas, de acordo com o secretário Carlos Brito, a intenção é que ele esteja próximo ao presídio Osvaldo Florentino Leite Pereira – o Ferrugem, que hoje funciona a 12km de Sinop, próximo ao bairro Alto da Glória. “Temos feito a opção para tentar fazê-lo próximo do local por causa da construção. Já existe uma estrutura policial montada na área e segurança”, disse, ao Só Notícias.
A intenção, ainda conforme Brito, é fazer com que as 15 mulheres que hoje cumprem pena na antiga cadeia possam ser transferidas para o local. Atualmente, elas dividem o prédio junto com outros 11 menores. Esta será a segunda unidade de Sinop, que passaria a receber presos de outras regiões. As obras estão previstas para começar ainda neste ano.
Há um ano, o presídio Ferrugem, de segurança máxima foi construído. A unidade recebeu recursos de R$ 12 milhões, entre Governo Federal, Estado e município. O presídio tem 9 mil metros quadrados tem capacidade para abrigar 326 detentos. São 40 celas coletivas com capacidade para 16 presos cada, 16 celas individuais e 09 para isolamento. Também possui quadras de esportes, salas para aulas, espaço para visitas e encontro íntimo, além da área administrativa que fica na parte da frente do prédio.