PUBLICIDADE

Lucas R. Verde: prefeito acredita que obra de ferrovia saia antes da 163

PUBLICIDADE

A construção da ferrovia setentrional, com um traçado interligando Lucas do Rio Verde a Miracema, no Tocantins, também é esperado por municípios da região Norte para viabilizar e baratear o escoamento da safra. Segundo o prefeito Marino Franz (PPS), o trajeto vai ser interligado à ferrovia Carajás e Norte-Sul, permitindo o escoamento pelo porto do Maranhão. “O projeto da ferrovia é altamente viável e eu acredito que seja implantado muito mais rápido que a conclusão da BR-163 (Guarantã do Norte-Santarém)”, declarou Marino, ao Só Notícias. A produção agrícola da região, que concentra os maiores produtores de grãos do país, chega a cerca de 12 milhões de toneladas.

Pelo novo corredor haveria uma redução de até 30% nos custos para exportar os produtos do Nortão. Hoje, é necessário percorrer mais de dois mil quilômetros até chegar aos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), encarecendo o transporte e diminuindo a lucratividade do produtor, além do desperdício.

A obra faz parte do projeto Brasil Central, do Governo Federal, que já foi aprovado, e terá recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A proposta é sair de Miracema (TO), cortar os municípios de Confressa e Ribeirão Cascalheira (MT) e contornar a reserva do Xingú, até Lucas do Rio Verde. O início da obra vai depender da liberação de recursos. Ainda não foram mencionados prazos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...

Juiz define medidas protetivas à Janaina Riva após denúncia de assédio

A Justiça de Mato Grosso reconheceu que os ataques...
PUBLICIDADE