segunda-feira, 17/junho/2024
PUBLICIDADE

Infidelidade: TRE cassa mais 2 e vereador de Juara ‘escapa’

PUBLICIDADE

O TRE acaba de cassar mais dois vereadores em Mato Grosso – agora são 4 que perderam mandatos por trocarem de partidos. O pleno cassou Jonas Rodrigues da Silva, de Aripuanã, (que trocou o PTB pelo PR) e Oswaldo de Arruda Garcia, de Chapada dos Guimarães (que se elegeu pelo PMDB e foi para o PV). O vereador por Juara, Lourival Souza Rocha, não foi cassado porque o TRE entendeu que ele se desfiliou no dia 4 de outubro do ano passado, mas voltou no dia seguinte e não constatado a perda do vínculo.

O placar para cassação de Jonas Rodrigues da Silva foi apertado. No plenário houve empate em 3 a 3 e o presidente do TRE Tribunal Regional Eleitoral, José Silverio, desempatou, votando pela cassação.

Embora a defesa do vereador Jonas alegasse a incorporação do PAN ao PTB como justa causa, a juíza Adverci de Abreu entendeu que não houve mudança ideológica e nem programática resultante da incorporação, fato que evidencia a ausência de justa causa. O desembargador Leônidas Duarte Monteiro e o juiz José Zuquim Nogueira, assim como o presidente Silvério acompanharam a divergência suscitada por Adverci.

Já Osvaldo de Arruda Garcia, de Chapada dos Guimarães, foi cassado por unanimidade. A representação foi parcialmente provida pelo relator, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, que votou pela cassação apenas do vereador e não do primeiro suplente Raudinei Benedito Barbosa, como requerido pelo partido.

Segundo o relator, a resolução trata da perda de mandato de ocupantes de cargo eletivo e não daqueles que estão na expectativa e no direito de ocupar a vaga em caso de vacância do titular. A decisão do relator foi acompanhada por todos os membros do Pleno que decretou a perda do mandato do vereador e a convocação do suplente mais votado que esteja filiado ao partido requerente.

O parecer do Ministério Público Eleitoral também era pela procedência do pedido. A defesa havia alegado discriminação pessoal, fato que o relator não vislumbrou ficando evidenciado questões internas do partido político.

Leia mais
TRE não cassa vereador de Juara; mais 4 serão julgados nesta quarta-feira por infidelidade

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Matupá terá nova praça com investimento de quase R$ 2 milhões

O prefeito de Matupá (200 quilômetros de Sinop), Bruno...

CPI ouve nesta 2ª depoimentos sobre invasões de terras no Nortão

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Invasões, da...

Obras de aeroporto estão 60% concluídas em Mato Grosso

As obras de reforma e melhorias no Aeroporto Nelson...

Mauro entrega 281 km de asfalto em rodovia que liga Nortão a região Sul

O governador Mauro Mendes entregou, hoje, 281,9 quilômetros de...
PUBLICIDADE