PUBLICIDADE

Orçamento de MT vai mudar e Agência da Copa ficará com até 30% do Fethab

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Planejamento, Arnaldo Alves Sousa Neto, afirmou hoje, durante audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual 2010, que haverá alterações em função da criação da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo Pantanal – Agecopa/2014. A mudança, segundo Arnaldo Neto, já era de conhecimento dos parlamentares. O ajuste será feito em dois pontos da peça orçamentária. Uma das modificações está na fonte 131 do Fundo Estadual de Habitação e Transporte, que vai destinar de 25% até 30% dos recursos arrecadados pelo Fethab para a Agecopa.

A previsão de receita do Fethab para 2010 é de R% 521 milhões, portanto a transferência à Agecopa deve ficar em torno de R$ 150 milhões. A outra alteração está no remanejamento da receita do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial – Fundeic – que segundo Arnaldo Neto, ficará em 25% da arrecadação, o que corresponde, aproximadamente, a R$ 10 milhões para o ano que vem.

De acordo com o secretário, esses valores não vão comprometer os investimentos em infra-estrutura – estradas, construções de casas populares e na capacitação de trabalhadores – em todo o estado. "O governo teve a preocupação e a precaução de garantir recursos substitutivos a esses setores, principalmente à construção de casas populares e para isso realizou diversos convênios com o governo federal", destacou Arnaldo Neto.

Já o presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, deputado José Domingos Fraga (DEM), fez vários questionamentos ao novo secretário, principalmente, em relação a extinção da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural pelo governo do Estado e sobre o orçamento da Secretaria de Turismo em 2010.

Para José Domingos, a pasta deveria receber mais recursos em função de o Estado ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. "Mato Grosso vai sediar uma das etapas da Copa de 2014 e o potencial turístico precisa ser divulgado, principalmente, da Baixada Cuiabana. A proposta desse setor tem que ser melhorado. O que está sendo proposto é muito pouco", destacou Domingos.

O parlamentar pediu também mais recursos para a Empaer. Segundo Zé Domingos, na há investimentos na Empresa e o governo vem reduzindo investimentos para o setor desde 2008. "Entendemos com isso, que a Empaer vai parar de uma vez. Vou propor na reunião de Colegiado que se faça uma emenda de bancada para melhorar o orçamento da Empaer", observou o deputado.

A próxima audiência pública acontece na próxima terça-feira

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE