PUBLICIDADE

Projeto de MT pode instituir auxílio financeiro em época de queda de repasses

PUBLICIDADE

Um projeto que prevê a prestação de auxílio financeiro pela União, aos municípios, sempre que houver redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está tramitando no Senado Federal. O projeto de lei 484/09, tem como autora a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e, segundo ela, a intenção é garantir formas de compensação às administrações municipais que, na maioria das vezes, são as mais prejudicadas na contenção de despesas do Governo Federal.

“O presidente Lula liberou R$ 1 bilhão para socorrer os municípios, mas entendemos que esse repasse precisa ser recuperado. Esse projeto de lei é exatamente para isso, para garantir que eventuais perdas possam ser compensadas às prefeituras, evitando assim novos problemas”, explica.

Este ano, milhares de prefeituras atravessaram uma grave crise financeira, com não-pagamento de fornecedores, suspensão de licitações e até atraso na quitação de salários de servidores. Serys explica ainda que o Governo Federal procurou amenizar a situação dos municípios com a edição da Medida Provisória nº 462/2009, convertida na Lei 12.058/2009. No entanto, o auxílio financeiro foi apenas para 2009; uma medida extraordinária em resposta à crise econômica.

A matéria apresentada por Serys quer a garantia de que o “socorro” venha, automaticamente, sempre que houver diminuição de repasses. No projeto, o valor referente a cada município será calculado pelo Banco do Brasil, de acordo com os prazos e condições previstas. “Nossa proposta busca criar um mecanismo permanente de compensação para os municípios”, reforça a senadora. O projeto será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE