PUBLICIDADE

Estado garante fornecimento do GNV pelos próximos 10 anos

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi anunciou, hoje, a assinatura do contrato entre Governo do Estado de Mato Grosso e a empresa boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Este documento garante o fornecimento de Gás Veicular Natural pelos próximos 10 anos. A demanda mensal é variável e a MT Gás tem de avisar com 20 dias de antecedência quantos metros cúbicos precisará a cada mês. “Os empresários mato-grossenses podem investir na transferência de suas matrizes energéticas porque teremos gás garantido pelos próximos 10 anos”, afirma Maggi.

O preço do metro cúbico será regulamentado por uma Agência Reguladora Internacional. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, a expectativa é que já na próxima semana os postos estejam praticando o valor sugerido que é cerca de R$ 1,50 o metro cúbico. “O contrato de abastecimento pela YPFB já começou a vigorar no dia primeiro de setembro”, avisa.

Mato Grosso tem capacidade de armazenar até seis milhões de metros cúbicos de gás. De acordo com o presidente do MT Gás, Helny de Paula o consumo médio mensal em Mato Grosso é de cerca de 750 mil metros cúbicos. “Como recebemos em média dois milhões de metros cúbicos por mês, teremos um estoque de aproximadamente 1.750 milhão a cada mês. Isso é o suficiente para atender muitas empresas. Posso garantir que não faltará gás nos próximos 10 anos”, revela.

Além de secadores agrícolas, padarias e vários outros empreendimentos que podem utilizar o gás como matriz energética, o produto também será utilizado para abastecer os carros movidos com este combustível. Depois de vários meses de negociação, o Governo do Estado por meio da MT Gás, empresa responsável pela comercialização do produto, assinou o contrato com vigência de 10 anos.

É importante destacar que o governo de Mato Grosso está proibido pelo Governo boliviano de vender ou negociar o GNV com a Pantanal Energia, em função de algumas pendências que a empresa tem com o governo da Bolívia.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE