quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Nortão: juízes querem mudanças para justiça ser mais ágil

PUBLICIDADE

Juízes da região Norte e advogados militantes na Comarca de Sinop foram os principais atores da audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira com vistas a colher dados concretos que possam contribuir para a elaboração do planejamento estratégico do Poder Judiciário. A Comissão de Planejamento de Atividades Programáticas do Poder e de Racionalização dos Serviços Judiciários, presidida pelo desembargador José Ferreira Leite e responsável por coordenar os encontros nas regiões pólo de Mato Grosso, os participantes tiveram a chance de se fazer ouvir, apontando sugestões com vistas à melhoria dos serviços prestados.  Na comarca de Sinop, por exemplo, tramitam cerca de 30 mil processos.

Entre as sugestões formuladas por magistrados, está a de Gustavo Chiminazzo de Faria, da Comarca de Vila Rica, que destacou a necessidade de aumentar o número de servidores e de juízes. Já o juiz Érico de Almeida Duarte, que atua nas comarcas de Colíder e Terra Nova do Norte, pleiteou a implementação de melhorias tecnológicas para agilizar o andamento dos serviços e também defendeu a necessidade de especialização de matérias. Da Comarca de Sorriso, o juiz Wanderlei José dos Reis sugeriu a viabilização de curso de capacitação específico para juízes que dirigem o fórum. “Não temos formação específica na área de administração de empresa para gerenciarmos fóruns, mas temos a incumbência de ser ordenador de despesas. Entendo ser necessária capacitação específica dos juízes diretores de Foro, assim teremos uniformização dos procedimentos”, ressaltou.
 
O juiz Mário Augusto Machado, da Comarca de Sinop, destacou as dificuldades enfrentadas pelos magistrados em cumular varas e a necessidade de redefinição de competência das varas, com a designação de varas específicas, como da Infância e Adolescência, Família, entre outras. O juiz João Manoel Pereira Guerra, enfatizou, além da necessidade de nomeação de mais juízes e servidores, a importância da capacitação de todos. O magistrado também pleiteou um departamento de informática no próprio fórum e a lotação, por juízes, de todas as varas existentes. Antônio Paulo da Costa Carvalho, primeiro juiz a jurisdicionar na Comarca de Sinop e hoje aposentado, defendeu a importância da adoção de medidas para agilizar o trâmite processual, entre as quais apontou maior atenção à questão da litigância de má-fé, a fim de coibir o ajuizamento de demandas desnecessárias.

Presente ao encontro, o advogado Élio Araújo Silva sugeriu, entre vários pedidos, a elevação da Comarca de Sinop de Terceira Entrância para Entrância Especial. Aduziu a necessidade de dar mais ênfase à adoção de ferramentas tecnológicas que agilizem o trâmite processual, a exemplo do Processo Judicial Digital (Projudi). Já o advogado Orlando César Julio defendeu a necessidade de especialização de matérias e criação de cursos de especialização para magistrados nas matérias específicas que tiverem maior demanda no Estado, como Direito Bancário ligado ao agronegócio. O advogado Cláudio Alves Pereira lembrou a necessidade de que Mato Grosso tenha uma justiça independente, com recursos próprios, a exemplo do modelo existente no Rio de Janeiro.
 
            Representante da região norte na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dilceu Dal’ Bosco sugeriu a criação da carta de serviços do cidadão, para que todos possam saber quais os serviços prestados pelo Poder Judiciário e de que forma podem acessá-los, e a formatação de indicadores de desempenho operacional. O parlamentar aproveitou para cumprimentar o Poder Judiciário pela iniciativa das audiências públicas, sublinhando tratar-se de indiscutível medida de aproximação com a sociedade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE