PUBLICIDADE

Termina hoje inscrição para advogados que pretendem concorrer ao TRE

PUBLICIDADE

Termina hoje nesta segunda-feira (20) o prazo de inscrição para advogados interessados em disputar vaga de jurista no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A cadeira reservada à advocacia vai ser aberta com o fim do biênio de Renato Vianna. Eduardo Jacob foi o último escolhido para a corte e assumirá a vaga de João Celestino.

Os advogados interessados em disputar a vaga de Vianna vão ter que se inscrever junto ao Tribunal de Justiça (TJ/MT), sendo que o pleito promete ser um dos mais acirrados. Dos inscritos, o TJ vai eleger uma lista tríplice e encaminhará ao TSE que então encaminhará ao presidente da República para escolha.

Renato Vianna está no TRE desde 14 de agosto de 2007. Além de dois juristas, o TRE é formado por dois desembargadores (Evandro Stábile e Rui Ramos), um juiz federal (Adverci Rates), dois juízes de Direito (Yale Sabo Mendes e José Zuquim), além do procurador regional eleitoral (Thiago Lemos), sendo que este último não tem direito a voto, apenas dá parecer.

A indicação de jurista para o TRE é a única que não passa pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade que têm representante em cargos vitalícios. A Ordem indica pelo quinto constitucional, representantes para o Tribunal de Justiça (TJ/MT) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Para o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad, a indicação direta para a vaga no pleno dos tribunais regionais eleitorais é uma das principais bandeiras. “”É uma bandeira importante que esperamos que seja defendida pelos indicados””, afirma Faiad em nota. Ele diz ainda que a alteração permitiria, acima de tudo, democratizar a indicação, já que todos os advogados, especialmente aqueles que militam na área eleitoral, poderiam colocar seus nomes para avaliação da classe

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura convoca 103 aprovados em concurso na saúde em Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá publicou hoje a segunda convocação...

Sinop, Lucas, Mutum e mais cidades recebem profissionais do ‘Mais Médicos’

Mato Grosso recebeu, ontem, o reforço de 89 profissionais...

Sinop: câmara define comissão de ética para investigar denúncias contra vereador

A câmara definiu, ontem à noite, em sessão ordinária,...
PUBLICIDADE