sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeitos criam associação para asfaltar rodovia no Médio Norte

PUBLICIDADE

Os prefeitos de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, de São José do Rio Claro, Massao Watanabe, de Tapurah, Milton Geller e de Diamantino, Erival Capistrano, criaram, hoje de manhã, a Associação dos Beneficiários MT-010. O objetivo é impulsionar o asfaltamento da rodovia em um novo traçado, ligando São José do Rio Claro à Tapurah, via Nova Mutum e, posteriormente, o município de Ipiranga do Norte.

Este foi o segundo encontro para tratar do assunto. O primeiro aconteceu no mês passado no Pontal do Marape (150km da sede), comunidade de Nova Mutum que será beneficiada com o traçado. Segundo Lírio Lautenschlager, com a criação da Associação as discussão começam a tomar forma. Ele disse que a partir de agora será possível discutir o percentual de participação que agricultores, empresários, municípios e estado terão na obra.

Para o prefeito Massao Watanabe, a associação representa a formalização das idéias. “O próximo passo será uma reunião do o Governo do Estado, levando nossos interesses e a demonstração de que trata-se de uma obra fundamental”, disse.

Segundo o prefeito Milton Geller, além de encurtar as distâncias, o principal benefício está na alternativa para o escoamento da produção, impulsionando o desenvolvimento econômico regional.

A opinião é compartilhada por Erival Capistrano, de Diamantino. “Apesar da obra não cruzar o território de diamantinense, o município será a porta de entrada para esse novo corredor, fazendo com que se aumente o volume de negócios em Diamantino”, falou. As autoridades descaram também que essa união dos prefeitos é fundamental para que a obra saia do papel. “Essa união é um demonstrativo de força na hora de fazer reivindicações e captar recursos”, afirmou Watanabe.

Inicialmente, a Associação dos Beneficiários da Mt010, que será presidida pelo produtor Alfeu Boscoli Neto, deve trabalhar na definição do traçado. “Vamos agendar também uma reunião com a SINFRA para tratar do assunto. Temos que definir o trajeto mais curto e que exija menos investimento, ou seja, custos mais baixos”, falou. O presidente também mencionou o beneficio social que terá a obra, já que quatro assentamentos rurais estão ao longo do traçado.

Hoje, a MT-010 é asfaltada do entroncamento da BR-364, na região de Novo Diamantino, até a cidade de São José Claro. A meta inicial é a pavimentação entre São José e Tapurah. A próxima etapa é entre Tapurah e Ipiranga do Norte, sendo que integram a Associação representantes de todos os municípios envolvidos.

Secretários, vereadores e produtores rurais também participam da reunião em Nova Mutum.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE