O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem cerca de 23 processos a serem julgados em sua pauta da sessão vespertina de hoje, sendo que pelo menos quatro deles dizem respeito aos municípios de Barão de Melgaço, com dois recursos, e Santo Antônio do Leverger, também com dois processos. Ambas as cidades tem em comum os prefeitos eleitos, que foram cassados: Marcelo Ribeiro (Barão de Melgaço) e Faustino Dias Neto (Santo Antônio do Leverger). O do prefeito de Sinop, Juarez Costa, deve voltar para a pauta no próximo dia 16 quando o juiz José Zuquim Nogueira concluirá a análise detalhada. Na sessão de terça-feira, conforme Só Notícias já informou, ele pediu vistas e adiou a conclusão. A votação está empatada em 1 a 1.
No caso de Barão de Melgaço, o atual corregedor-geral eleitoral, Rui Ramos, aprecia uma ação de investigação judicial eleitoral que teria comprovado a captação ilícita de votos, ou seja, a compra do voto, que levou Marcelo Ribeiro a ser cassado e receber uma multa de R$ 10 mil. Já a segunda ação é de impugnação de mandato eletivo por prática de abuso de poder econômico e político com a consequente inelegibilidade. Marcelo Ribeiro é esposo da deputada Chica Nunes que se mantém no mandato de parlamentar estadual graças a uma liminar conseguida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que teria sido cassada pelos mesmos motivos, ou seja, compra de votos nas eleições de 2006 também por ocorrência em Barão de Melgaço.
Mesmo sem decisão do relator, ele apresenta em parte do seu parecer, a posição do Ministério Público Eleitoral que é pela denegação dos pedidos por intempestividade, ou seja, Marcelo Ribeiro Alves e seus advogados perderam o prazo de 24 horas para recorrer da decisão.
Já os processos de Leverger, o prefeito eleito Faustino Neto, obteve algumas vitórias no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por parte do Ministério Público Eleitoral.