PUBLICIDADE

Mato Grosso pode ter avião anfíbio para combater queimadas

PUBLICIDADE

Os empresários da Dzeta Flughafen Servicesa apresentaram, hoje, ao governo do Estado, o avião BE-200, único anfíbio a jato, que poderá servir no combate a incêndios florestais.  O diretor Marcos Wanderley mostrou ao secretário da Casa Militar, Alexander Maia, um vídeo que fala da eficiência do equipamento, ressaltou os testes que foram feitos e em quais países vem sendo utilizado. “No ano de 2004 e 2005 na Itália o BE-200 foi usado para apagar cerca de 100 incêndios, ele fez 700 mergulhos o que dá uma soma de 5,4 milhões de litros de água. E em Portugal em 2006 ele apagou 33 incêndios com 2,389 milhões de litros. Ele chega a marca dos 700 km por hora e o tanque tem a capacidade de voo de seis horas. Além de apagar incêndios ele pode ser utilizado como busca e salvamento, patrulha costeira, transporte de carga e passageiros” disse o representante da empresa.

A aeronave tem capacidade de armazenamento de 12 toneladas de água, e 1,2 toneladas de retardante (uma substância usada para conter o fogo) por voo. Por ser anfíbio, para a captação da água ele pousa em um rio, lago ou mar a 130 km por hora, e em 18 segundos o reservatório esta cheio, e na pista de pouso com 15 minutos ele carrega 9 toneladas. Esse processo de pousar na água é chamado de Scoop. Ele é fabricado na Rússia pela Beriv Irkut Corporation, e representado no Brasil pela Mercoshipping Marítima Ltda.

A empresa Dzeta é responsável pela venda das duas autoescadas Magirus de 54 metros cada para o Corpo de Bombeiros. Os diretores estão em Mato Grosso para a entrega oficial ao Estado destes equipamentos que acontece juntamente com o lançamento do “Segurança Cidadã” – programa de investimentos para a área envolvendo logística, recursos humanos, ações preventivas e ostensivas de combate à criminalidade.

O coronel Maia apontou a importância de um equipamento como este para MT. “Estamos entrando em um período muito crítico, que é muito propício a queimadas que vai dos meses de maio a novembro. Agora precisamos vencer o mais rápido possível os entraves burocráticos, para quem sabe ainda este ano possamos utilizar o equipamento” disse o coronel que ainda fez questão de frisar que o Governo do Estado está fazendo o maior investimento em segurança da história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE