PUBLICIDADE

TRE mantém vice e descarta nova eleição em Barra do Garças

PUBLICIDADE

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Leônidas Duarte, decidiu, esta noite, ao desempatar a votação do pleno, que não houve irregularidade na substituição do candidato a vice-prefeito em Barra do Garças e considera Irineu Pirani, como vice-prefeito eleito na chapa com o prefeito Vanderlei Farias. O julgamento do recurso que apontava substituição do candidato a vice fora do prazo legal devidiu a corte: 3 votos a 3.

As coligações recorrentes, “A Barra de Verdade” e “Barra de Todos: Sou + Barra”, alegavam que o prazo de 10 dias para a substituição havia sido extrapolado, pois teria começado a contar após o TRE rejeitar a candidatura de Quirino, o qual acabou renunciando antes mesmo da decisão do TSE. Porém, para Leônidas Duarte o marco inicial para a contagem do prazo corresponde à data da renúncia de Quirino, que foi efetivada em 28 de setembro, vindo ser substituído por Irinieu Pirani em 1º de outubro de 2008.

O voto do desembargador foi ao encontro do parecer do procurador regional eleitoral, Thiago Lemos de Andrade. Para Andrade, o fato de existir um recurso no Tribunal Superior Eleitoral torna a decisão do Tribunal de Mato Grosso sem efeito, não devendo ser iniciado a contagem do prazo para substituição.

VOTOS – Durante o julgamento do recurso, em 26 de fevereiro de 2009, o juiz Renato Vianna, além de votar pelo provimento do recurso, pediu novas eleições no município de Barra do Garças. O desembargador Manoel Ornellas e a relatora Maria Abadia de Souza Aguiar também acompanharam o pedido de novas eleições. Já os juízes Yale Sabo Mendes, Adverci Rates Mendes de Abreu e José Zuquim Nogueira votaram pelo improvimento do recurso, gerando empate na votação, que acabou sendo decidida pelo Presidente do TRE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

STF determina suspensão de ações que discutem a Moratória da Soja

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Por unanimidade, Senado aprova isentar imposto de renda para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, hoje, o...

Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado...
PUBLICIDADE