sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Protesto político termina em confronto com a PM e vereador detido no Nortão

PUBLICIDADE

Os ânimos estão exaltados em Novo Horizonte do Norte, próximo a Juara. Desde as primeiras horas de hoje partidários de Agenor Evangelista da Silva, do DEM, que venceu as eleições dia 5 de outubro, mas não foi empossado, ocupam a frente da Prefeitura em um ato de manifestação contra a decisão da justiça que concedeu a João Antonio de Oliveira, do PMDB, o direito de assumir a Prefeitura da cidade.

Durante a manifestação o vereador Bila Uliana discutiu com policiais militares e acabou recebendo voz de prisão. A população presente no manifesto se revoltou e houve empurra-empurra, fazendo com que a Polícia Militar agisse até com certa truculência contra as pessoas que tentavam de todas as formas impedir a prisão do vereador. Outra vereadora e a filha do vereador Bila chegaram a lutar contra os policiais que tiveram que usar spray de pimenta para dispersar os manifestantes.

Mais de cem pessoas empunhando faixas e palavras de ordem ocuparam a frente do Paço Municipal e segundo os lideres do movimento a idéia é ficar no local por tempo indeterminado, até que a Justiça Eleitoral decida-se ou por nova eleição ou pela posse de Agenor Evangelista como prefeito do município. “O que não aceitamos em hipótese alguma é que o município seja comandado por alguém que perdeu as eleições, e o nosso voto?, não vale nada?” – dizem eles.

A principal reivindicação dos manifestantes é que a justiça julgue de imediato a denuncia de compra de voto feita na época da campanha contra o candidato João Antonio de Oliveira que assumiu a Prefeitura que segundo eles vem sendo adiada e que a justiça respeite a decisão soberana das urnas que elegeu Agenor Evangelista.

Os manifestantes a principio queriam barrar a entrada dos funcionários da Prefeitura no prédio e que a mesma não abrisse para experiente no dia de hoje, mas coma chegada do delegado de Polícia de Porto dos Gaúchos, Geraldo Gezone os manifestantes entenderam a solicitação e desobstruíram a entrada do prédio.

O candidato Agenor Evangelista venceu as eleições contra João Antonio por uma diferença de 12 votos, mas teve sua diplomação impedida pela justiça por não ter conseguido registrar a sua candidatura por ter tido as suas contas do ultimo ano em que foi prefeito rejeitadas pela câmara de vereadores. Com isso a justiça entendeu que nenhum dos dois candidatos alcançou a soma de 50% dos votos validos e deu ao segundo colocado nas urnas João Antonio de Oliveira o diploma de prefeito, entendendo não haver necessidade de nova eleição.

A segurança na cidade de Novo Horizonte do Norte esta reforçada por policias Militares e por agentes da Polícia Civil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE