Centenas de pessoas fizeram passeata, ontem no final da tarde, de ato público em frente ao fórum e a prefeitura de Claudia (90 km de Sinop) pedindo que “seja respeitada a decisão do povo nas urnas” e que o prefeito Wilmar Giachini assuma o cargo. Ele teve registro de candidatura cassado apó as eleições acusado de compra de votos, não foi diplomado e empossado.
O manifesto durou cerca de duas horas com a passeata saindo de um posto. A primeira parada foi em frente ao fórum. Não houve discursos. No carro de som, locutor pedia que o Judiciário “considere a vontade popular”. Além das faixas, os manifestantes cantaram hino nacional. Wilmar (PMDB) foi eleito com 47 votos de vantagem sobre o ex-prefeito Altamir Kurten (PSDB).
O vereador Edson Moreira (PMDB), que participou ontem da passeata, disse que “não foi um protesto contra o Judiciário. É uma manifestação onde pedimos que seja respeitada a vontade da população na eleição”, disse o vereador, ao Só Notícias, acrescentando que não houve parecer do Ministério Público favorável à cassação
Ele disse que não houve incidentes e foi feito abaixo-assinado com centenas de adesões, que será encaminhado em Cuiabá, ao TRE. Poderá ser feito manifesto na capital. Estão sendo providenciados cerca de 6 ônibus para levar os partidários de Wilmar.
Enquanto o TRE não julga o recurso de Wilmar Giachini, o presidente da câmara, Roberto Dal Maso, está interinamente como prefeito, porque o vice-prefeito também teve registro cassado.