sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Sistema para monitorar obras em Mato Grosso pode ser implantado em Moçambique

PUBLICIDADE

O Tribunal Administrativo de Contas da República de Moçambique (África) está interessado no sistema de fiscalização de obras e serviços de engenharia por meio de imagens georreferenciadas desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O Sistema GEO OBRAS é um dos vários programas que está motivando a visita técnica de auditores daquela instituição ao TCE-MT, nos dias 29 e 30 de janeiro. O intercâmbio foi requerido pelo Tribunal africano em ofício encaminhado ao conselheiro presidente Antonio Joaquim.

Visando ações de modernização e capacitação no seu Tribunal Administrativo de Contas, Moçambique mantém termo de cooperação técnica com Instituto de Estudos Ruy Barbosa e a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

De acordo com o documento, o GEO OBRAS – TCE/MT foi um dos programas de trabalho que mais chamou a atenção do país africano, existindo interesse na sua implementação. “A experiência inovadora do Tribunal de Contas de Mato Grosso em muito contribuirá para o fortalecimento das nossas competências”, informa o Tribunal no documento.
“Esta visita reforça o fato de que o TCE de Mato Grosso está no caminho certo em buscar ser referência do controle externo no Brasil”, disse o conselheiro presidente Antonio Joaquim.

O Tribunal Administrativo (TA) é o mais alto órgão de jurisdição administrativa e instituição suprema de auditoria de contas da República de Moçambique. Tem competência de fiscalização da legalidade das contas públicas, jurisdição fiscal e aduaneira e apreciação das contas de Estado.

A visita técnica será feita pelos auditores Carlos Maurício Cabral Figueiredo, Tânia Rocha e Nazmia Amodo. A troca de correspondências entre os dois Tribunais visou ainda acelerar a expedição dos vistos de entrada junto à Embaixada do Brasil em Moçambique.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE