PUBLICIDADE

Blitz do IPVA começa amanhã em Lucas, Tangará, Cuiabá, Sinop e Alta Floresta

PUBLICIDADE

Começa amanhã a blitz conjunta para reduzir a inadimplência do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Mato Grosso. Aproximadamente 350 policiais militares vão atuar nos principais municípios e estradas mato-grossenses, com o objetivo principal de verificar a regularização fiscal da documentação dos veículos que circulam no Estado.

Com prazo indeterminado, o governo vai utilizar-se de todas as ferramentas de fiscalização possíveis para recolher os débitos em atraso. A Secretaria de Fazenda (Sefaz) fez um mapeamento completo por município e onde se concentram os maiores devedores do imposto, por isso o alerta aos contribuintes com débitos de IPVA para que se regularizem espontaneamente e evitem transtornos, apreensão do veículo e multas.

As blitz vão se concentrar em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Barra do Garças. O mesmo efetivo de policiais militares que atuará na área fiscal também vai coibir práticas de ilícitos criminais. Além da Sefaz, participam também da ação a Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Militar, e o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran).

O trabalho será estendido intensamente junto a frotistas e veículos de passeio, onde será feito, em conjunto com o Detran e a inteligência fazendária, para coibir a possibilidade de placas clonadas. Aqueles que estão praticando vão responder criminalmente. A blitz também acontecerá nas rodovias de Mato Grosso para atingir os veículos pesados.

A arrecadação do IPVA é a segunda maior do Estado, depois do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em 2007, foram arrecadados R$ 166,8 milhões, incluindo multas e correções. Em 2008 este número chegou a aproximadamente R$ 195,1 milhões.

Do total de IPVA arrecadado, 50% é destinado ao Estado e 50% ao município onde estiver licenciado o veículo. Não há uma destinação específica para a utilização desses recursos. O dinheiro é aplicado de acordo com as prioridades estabelecidas no Orçamento do Estado ou das Prefeituras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretário apresenta na China potencialidades de Lucas do Rio Verde

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade,...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE