PUBLICIDADE

TRE de Mato Grosso recebeu mais de 2.500 denúncias nas eleições

PUBLICIDADE

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso registrou o total de 3.588 ocorrências no ano passado. Desse total, foram 498 pedidos de informações, 278 dúvidas, 20 elogios, 192 reclamações, 39 sugestões e 2.561 denúncias, registradas por meio do serviço telefônico Disque-Denúncia disponibilizado à população no período eleitoral de julho a outubro.

Por meio do formulário que está disponível na página do TRE, o cidadão pode fazer reclamações, tirar dúvidas, prestar informações ou mesmo oferecer sugestões. De acordo com o servidor, Rafael Riato, a Ouvidoria possui um trabalho de atendimento tanto ao público externo como interno. Segundo ele, os casos mais frequentes são de reclamações e denúncias de propaganda eleitoral, registrada no período que antecedeu as eleições municipais de 2008. A maioria das denúncias foram feitas por telefone, sendo poucas por cartas e pessoalmente.

Com o disque denúncia, serviço gratuito oferecido pelo TRE no período eleitoral, por meio do número 0800 647 8191, a Ouvidoria registrou o total de 2.561 denúncias nas eleições municipais de 2008 no Estado. Somente em Cuiabá foram 787 ocorrências no período eleitoral, que corresponde aos meses de julho, agosto, setembro e outubro. Propagandas irregulares, boca de urna, compra de voto, e reuniões promovidas pelos candidatos com eleitores, foram as denúncias mais recorrentes.

Em Várzea Grande, o serviço recebeu 231 denúncias, entre elas, compra de voto e propaganda eleitoral. No município de Rondonópolis totalizam 142 denúncias e em Barra do Garças, o serviço registrou 67 ocorrências. Entre as denúncias, foram apontadas crimes de propaganda eleitoral irregular, abuso de poder econômico, entre outros, como os de maior relevância no período eleitoral.

O atendimento da Ouvidoria Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 19h. Pelo número 0800 647 8191, o cidadão pode fazer a denúncia ou pode comparecer pessoalmente à Ouvidoria. Outro mecanismo é o meio eletrônico, ao preencher o formulário disponível no site do TRE: www.tre-mt.gov.br. Quem não possui acesso a internet pode enviar carta no seguinte endereço: avenida Historiador Rubens de Mendonça, n° 4.750, bairro Bosque da Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE