Um novo local para aterro sanitário para o depósito do lixo está sendo avaliado pela prefeitura, disse hoje o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mauri Rodrigues de Lima. Ele explicou que no atual lixão estavam sendo levados dejetos domésticos e hospitalares, mas a situação estava crítica porque muito lixo havia sido deixado no lado de fora da área. “Colocamos o lixo que estava a céu aberto, nas estradas, no aterro, no lugar devido. E as coletas voltaram a ser feitas. Essa situação já foi resolvida”, disse.
Mauri explicou que, até sábado, aproximadamente 500 cargas de lixo que estavam em local impróprios foram aterradas, “dando a destinação correta e adequada”. A atual administração comunicou o Ministério Público que a irregularidade na destinação do lixo é da administração anterior e dos procedimentos que foram tomados para começar a resolver o problema.
“Foi resolvido o caos que estava nesta área. Foi um ato irresponsável da administração passada. Será feito um novo aterro sanitário. O prefeito Juarez ja determinou a definição de um novo local adequado, respeitando córregos e rios, distância do aeroporto e perímetro urbano, atendendo as normas da Sema”, concluiu. Não foi confiramdo prazo para ser definida nova área.
Quanto ao lixo doméstico, Mauri informou, através da assessoria, que será feita ‘força tarefa’ para normalizar a coleta e que está sendo feito planejamento para ampliar a coleta nos bairros.
(Atualizada às 16:18h)