Começa sábado a maior vitrine de oportunidades para futuros craques. Com 88 clubes, a Copa São Paulo de 2009, que chega a sua 40ª edição, inicia o temporada de futebol no Brasil. Nos 21 dias de competição, cerca de 2.000 jovens atletas, que sonham em ser jogadores profissionais, correm em busca do título e de um contrato.
Disputada desde 1969, mas organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 1988, a tradicional competição da molecada vem revelando craques do futebol mundial como Falcão, Casagrande, Jardel, Djalminha, Toninho Cerezo, entre outros.
A disputa deste ano promete ser grande. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos entram no torneio cheios de vontade e com jogadores que, em curto prazo, devem defender a camisa da equipe profissional de seus clubes.
Boquita, no Corinthians, Oscar, pelo São Paulo, Anderson, honrando as cores do Palmeiras, e Neymar, a promessa santista, são alguns dos que vão mostrar talento nos gramados paulistas.
Entre os times campeões, o Corinthians é o maior vencedor da competição, com seis conquistas. Atrás dele, aparece o Fluminense carioca, que levantou o troféu em cinco oportunidades.
Outra potência na competição é o Internacional. O time já foi campeão quatro vezes. O Palmeiras é o único grande paulista que ainda não levantou a taça.