quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

TSE vai cruzar dados da Receira para checar doações acima do limite

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, enviou hoje ofício ao secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, solicitando o cruzamento de dados entre prestações de contas de candidatos e comitês financeiros referentes às eleições de 2010 e a base de dados fiscais de 2009 para checar se houve desrespeito aos limites legais nas doações.

Juntamente com o ofício, foram encaminhadas à Receita Federal duas mídias contendo os relatórios das doações de campanha efetuadas nas eleições de 2010. O ministro Lewandowski pediu o envio das conclusões no prazo de 30 dias. Em seguida, ele remeterá a apuração ao Ministério Público Eleitoral.

De acordo com a lei eleitoral, as doações em dinheiro ou estimáveis em dinheiro de pessoas físicas são limitadas a 10% dos rendimentos brutos recebidos no ano anterior à eleição. Já o teto para pessoas jurídicas é de 2% do faturamento bruto do ano anterior.

Pessoas físicas e jurídicas que extrapolarem o limite legal ficam sujeitas a pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia excedente. No caso das pessoas jurídicas, outra sanção prevista é a proibição de participar de licitações públicas e de celebrar contratos com o poder público pelo período de cinco anos.

Todas as informações referentes às contas devem ser conservadas por candidatos e partidos políticos por cento e oitenta dias, a contar da diplomação dos eleitos. Esse também é o prazo para que o Ministério Público Eleitoral entre com representações por irregularidades em contas de campanha. Já a documentação referente a contas que estejam sendo julgadas devem ser guardadas até a decisão final da Justiça Eleitoral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE