Em audiência pública realizada para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011 de Mato Grosso, o relator da matéria, deputado estadual Jota Barreto, precisou explicar aumento dos recursos destinados para a Casa Civil. A pasta terá um acréscimo de 331% de recursos. Segundo explicações, este fato se deve aos projetos da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa).
Barreto disse que todos os recursos investidos através do governo do Estado na Agecopa, serão por parte do Executivo, sendo assim a Casa Civil será a responsável pelos investimentos do governo. “Eu vejo com naturalidade porque quando aprovamos a criação da agência, o governo quis que fosse vinculada diretamente ao gabinete do governador, ou seja, a Casa Civil consequentemente. Agora, com a reeleição, o governador Silval Barbosa acaba de puxar mais para ele a responsabilidade de acompanhar tudo de perto”, justificou.
Segundo informações da assessoria de imprensa, Barreto apontou que o governo fará uma redução nos gastos das Secretaria de Estado e Desenvolvimento Rural (Seder). O parlamentar lamentou a redução e observou que a medida trará dificuldade para o desenvolvimento da agricultura familiar. Porém, Silval já sinalizou para a criação da Secretaria de Agricultura Familiar.
O Orçamento do governo para o próximo ano está estimado em R$ 11,2 bilhões. A próxima audiência pública acontecerá no dia 16 deste mês, às 14h, no auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa