PUBLICIDADE

Edital para construir ferrovia que passará por Lucas sai este mês, afirma Valec

PUBLICIDADE

A Valec Engenharia Construções e Ferrovias confirmou ao governo do Estado que até o final deste mês será publicado o edital para a construção da Ferrovia Centro-Oeste, no trecho entre Campinorte (GO) a Água Boa (MT). A estatal do governo federal aguarda apenas a concessão ambiental prévia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para lançar oficialmente a concorrência, que será amarrada a cronogramas físicos e financeiros, ou seja, na medida em que a obra for concluída, os recursos serão liberados.

A Ferrovia Centro-Oeste terá 1.638 quilômetros de extensão entre Campinorte (GO) e Vilhena (RO), ligando a Ferrovia Norte-Sul. O projeto será executado pela Valec, com investimentos previstos na ordem de mais de R$ 6 bilhões. A ferrovia de integração Centro-Oeste é a primeira parte da Ferrovia Transcontinental, que terá mais de 4 mil quilômetros de extensão.

Conforme Só Notícias já informou, os estudos de impactos ambientais para implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) EF-354 foram apresentados, em julho, em Lucas do Rio Verde, em audiência pública, na câmara, com a presença de lideranças municipais e regionais. O diretor da empresa (STE) Serviços Técnicos de Engenharia, Fábio Araújo Nodari, garantiu que a construção da ferrovia não causará um impacto ambiental. “Estamos, há mais de um ano, com profissionais das mais diversas áreas, analisando os impactos ambientais e chegamos a conclusão que a ferrovia é uma necessidade para a região. O traçado passará por diversas áreas de produção, onde o ambiente, de certa forma, está impactado e não vai ser, então, a construção da ferrovia, que criará um impacto que não seja mitigado ou possam ser minimizados os programas ambientais que serão desenvolvidos ao logo da ferrovia. A nossa conclusão foi pela viabilidade do empreendimento”, explicou, na oportunidade.

O diretor da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha) garantiu que os prazos estabelecidos para a construção da ferrovia (conclusão em 2014) serão respeitados. “Aqui no Mato Grosso está andando com uma velocidade ainda maior, principalmente porque aprendemos muito com a Ferrovia Norte-Sul. A parte ambiental nós começamos em outubro, já estamos fazendo as audiências públicas para pegar a licença ambiental e em seguida vamos colocar o trecho até Água Boa em obras. Se tudo der certo, o trecho de Água Boa a Lucas do Rio Verde nós queremos iniciar ainda este ano”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretores da Águas de Sinop detalham para entidades avanço das obras de esgoto

O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, e...

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia...

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...
PUBLICIDADE