PUBLICIDADE

Procuradora é contra registro de candidatura de Gilmar Fabris

PUBLICIDADE

A procuradora da República Sandra Cureau emitiu parecer junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja negado o recurso com o qual o deputado estadual Gilmar Fabris (DEM) tenta obter o registro de candidatura à reeleição. Ele já teve o pedido negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na Lei da Ficha Limpa, já que foi cassado por compra de votos na campanha de 2006.

A procuradora, que no TSE atua como vice-procuradora geral eleitoral, manifestou-se contra o recurso de Fabris na quinta-feira (02). Por isso, o processo deve ser julgado a qualquer momento pelo TSE. A manifestação vai servir como fundamentação para o julgamento, mas não necessariamente terá que ser seguido pelos ministros.

No parecer, Sandra Cureau descarta a suposta inconstitucionalidade da Ficha Limpa defendida pelo deputado e diz ainda que a suspensão da inelegibilidade dele por conta da cassação na campanha de 2006 só poder ser referendada pelo pleno do TSE. A manifestação se deve ao fato de que o parlamentar já tem uma liminar concedida pelo ministro Cézar Peluso que o garantiu o exercício do mandato, mas a procuradora entende que isso não garante isenção perante a Lei da Ficha Limpa.

"A suspensão da inelegibilidade é de competência do órgão colegiado ao qual couber apreciação do recurso contra as decisões colegiadas e não do magistrado individualmente, como ocorreu no caso objeto destes autos", afirma a procuradora.

O entendimento da procuradora é o mesmo do TRE. Cassados por compra de voto na campanha de 2006, a deputada estadual Chica Nunes (PSDB) e o federal Pedro Henry (PP) também têm no TSE questionamentos sobre o registro de candidatura, apesar de ter em mãos a liminar que garante o exercício do mandato.

Gilmar Fabris afirmou ontem que aguarda o julgamento do TSE e disse acreditar que os ministros irão deferir o registro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Servidores aprovam estado de greve em Cuiabá; prefeito diz que busca consenso

Os servidores da saúde de Cuiabá aprovaram hoje o...

TCE julga esta semana contas de municípios do Nortão

Com 16 contas anuais de governo referentes ao exercício...
PUBLICIDADE