PUBLICIDADE

Prefeitura de Cuiabá define nova empresa para coletar lixo

PUBLICIDADE

O prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo Filho, assinou, ontem, um contrato emergencial para coleta de lixo na Capital com a empresa Delta, representada pelo gestor operacional Felipe Cota Vasconcelos. A Qualix, empresa que operava a coleta de lixo em Cuiabá teve seu contrato rescindido. A nova empresa começará a operar a partir desta segunda-feira com 20 caminhões novos, como garantiu o prefeito. Ele pediu apoio da imprensa ao explicar que a coleta será feita em regime de mutirão nesta sexta-feira, sábado e domingo, enquanto a Delta não assume o trabalho. "Já no próximo domingo vocês terão uma limpeza pública diferenciada e positiva, ao contrário daquela que a Qualix apresentava”, destacou.

A apresentação da nova responsável pela coleta de lixo foi feita em coletiva à imprensa no subsolo do Palácio Alencastro, com a participação do presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa; Secretário de Infraestrutura, Euclides Santos; Procurador Geral,  Fernando Biral; sub-prefeita da Regional Sul, Tânia Matos; presidente do sindicato dos Garis, Célio Catani; e do presidente do sindicato dos Rodoviários, Omir Justino Feo, entidades de classe que apoiaram a decisão do prefeito em rescindir o contrato com a Qualix e contratar uma nova empresa. Face ao acordo com os sindicatos, os funcionários que prestavam serviços à Qualix serão aproveitados na Delta.

"Trata-se de um momento difícil, que exigiu uma ação muito importante para Cuiabá. Com a contratação da Delta o problema do lixo fica resolvido, agora que a Sanecap assumiu o aterro sanitário. Ultimamos um processo emergencial de terça-feira para cá, e a Delta foi quem apresentou melhor proposta. Enfim, ganha Cuiabá, que seguramente será uma cidade mais limpa", frisou Chico Galindo.

Ele disse que o contrato firmado anteriormente com a Qualix era com base no peso do lixo transportado, e que somava aproximadamente R$ 1,550 milhão/mês. "Nós alugamos caminhões zero Km com motoristas e garis, munidos de compactadores modernos. Tivemos coragem de rescindir o contrato firmado com a Qualix, mas precisávamos tomar essa decisão. É lógico que, nos próximos dois ou três dias teremos problemas na coleta, até que a Delta entre em campo  para operar o sistema. O importante é que Cuiabá vai registrar mudança radical na limpeza”, observou.

O prefeito explicou que foram contratados 16 caminhões, mas a empresa, disponibilizou 20 unidades para colaborar com as necessidades. "Para ajudar Cuiabá, se dispuseram atuar  com 20 caminhões, o que é uma ajuda excepcional diante das dificuldades que a população enfrenta. Eu conto também com o apoio dos presidentes de bairros, porque nosso objetivo é restabelecer uma coleta programada, regular e satisfatória. E, finalmente, agradeço o apoio do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público. Outro apoio crucial foi dos sindicatos (Rodoviários e Garis), que sofreram com os impasses da Qualix – a quem não devemos um centavo sequer. Os pagamentos a essa empresa estão rigorosamente em dia".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo do Estado para implantar “Hospital de Amor” em Mato Grosso

Em duas sessões extraordinárias nesta quarta-feira, os deputados aprovaram,...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE