quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá: prefeitura explica ao TCE licitação da coleta de lixo

PUBLICIDADE

Técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso e da Prefeitura de Cuiabá reúnem-se, daqui a pouco, na Secretaria de Controle Externo de Obras e Engenharia do TCE com o objetivo de tentar equacionar o edital de licitação para a contração de serviço de coleta de lixo na Capital. A reunião foi acertada ainda na manhã desta sexta, durante encontro entre o conselheiro Waldir Teis e o prefeito Chico Galindo, que foi convocado pelo primeiro para tratar de diversos assuntos. Teis disse que a intenção do TCE-MT é alertar e sugerir correções de irregularidades antes de determinar punições, como a suspensão de procedimentos licitatórios por vícios.

No caso do lixo, a Prefeitura pretendia contratar por meio de pregão uma empresa para locação de caminhões de lixo com os respectivos motoristas e cerca de 130 garis, mas pensava enquadrar a contratação como de bens e não de prestação de serviços. Os técnicos do TCE alertaram que se além da locação dos caminhões de lixo também está prevista a contratação de mão de obra, não era possível o enquadramento como desejado pela Prefeitura.

A insistência na manutenção do edital como o objeto inicialmente definido pela Prefeitura poderia implicar na apresentação de uma medida cautelar suspendendo o processo licitatório, alertou Waldir Teis. Além disso, o processo em curso apresenta vários problemas, como a ausência de uma série de documentos e procedimentos exigidos por lei para a atividade de limpeza urbana e coleta de lixo.

 

A reunião começou por volta de 9h e demorou cerca de duas horas. Chico Galindo estava acompanhado de assessores e secretários municipais, como Euclides Santos, de Infraestrutura, e Permínio Pinto, de Educação. “Não dá mais para Cuiabá continuar com esse impasse na coleta de lixo”, disse o conselheiro. “Estamos tentando resolver esse assunto que se arrasta há vários anos”, comentou o prefeito.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE